Wednesday, 17 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Folha de S. Paulo

VENEZUELA
Folha de S. Paulo

Jornalista retira candidatura para Presidência da Venezuela

‘O jornalista venezuelano Teodoro Petkoff, 74, anunciou ontem a retirada de sua candidatura à Presidência da Venezuela, em uma tentativa de facilitar um acordo da oposição para a apresentação de um candidato único contra o presidente Hugo Chávez, que tenta a reeleição em 3 de dezembro.

‘Creio que minha desistência facilita uma candidatura unitária. É óbvio que, se a oposição sai dividida nas eleições presidenciais, não apenas seria derrotada como aumentaria o absenteísmo, a resignação e a passividade existentes’, disse Petkoff, ex-guerrilheiro convertido à social-democracia.

Petkoff, que foi ministro no governo de Rafael Caldera (anos 90), fez um acordo preliminar de candidatura única com os outros dois principais candidatos oposicionistas -Manuel Rosales, governador do Estado de Zulia, e Julio Borges, líder do partido Primeiro Justiça.

Ontem, Borges afirmou que o candidato único será anunciado na segunda-feira. Caso não haja consenso, está prevista para 13 de agosto uma eleição primária organização pela ONG Súmate.

‘Estou convencido de que uma vez que se apresente a candidatura única da oposição, o ânimo da população vai aumentar’, disse Borges.

Com agências internacionais’



INTERNET
Folha de S. Paulo

Filho de Edemar lança website evangélico

Sem alarde, uma rede de relacionamento evangélica surgiu na internet. Idealizado por Leonardo Cid Ferreira, 25, o ‘Meu Maná’ (www.meumana.com.br) custou R$ 880 mil.

‘Haverá uma migração do Orkut para o Meu Maná’, arrisca o filho do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, preso sob acusação de gestão fraudulenta e formação de quadrilha no Banco Santos.

Segundo ele, o negócio foi bancado por três acionistas da iLúmina Brasil, que vende softwares evangélicos e da qual ele é diretor-executivo. O site soma 4.700 usuários. Ferreira diz que quer chegar a 180 mil até o fim do ano e a 500 mil até julho de 2007.’



TELEVISÃO
Daniel Castro

Record e TV Cultura estréiam jornalísticos

‘Depois de três anos de promessas, a Record finalmente estréia no dia 14 seu telejornal do ‘meio dia’, que já nasce com a pretensão de se tornar um forte concorrente do ‘Jornal Hoje’, da Globo, em São Paulo.

Durante o horário eleitoral gratuito (das 13h às 13h50, a partir do dia 15), o telejornal não será exibido simultaneamente ao ‘Hoje’ _o que só deverá ocorrer a partir de outubro. Nessa primeira etapa, entrará no ar às 13h50. Tentará atrair o público do ‘Hoje’ que não poderá vê-lo devido à sua exibição antecipada _por volta das 12h30; o normal é 13h15.

O telejornal se chamará ‘SP Record – 1ª Edição’, será exibido e focado apenas na Grande São Paulo e terá a apresentação de Celso Zucatelli (ex-Cultura). Segundo Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da Record, seu ponto forte serão o uso de helicópteros e de links ao vivo.

Já a Cultura estréia dia 15 o jornalístico ‘De Olho no Voto’, que durará apenas até outubro. Irá ao ar das 20h às 20h30 e pretende reunir todos os dias dois representantes de partidos para discutir a solução ‘dos grandes problemas nacionais’. A apresentação será de Heródoto Barbeiro. O programa também mostrará entrevistas, feitas por Paulo Markun, com candidatos à Presidência.

Outra emissora que está estreando programa jornalístico é a Band. Será a ‘revista’ local ‘São Paulo Acontece’, a partir de segunda, às 13h.

TEATRO DE ARENA A TV Cultura está organizando quatro edições do ‘Roda Viva’, em setembro, que não terão entrevistadores. A idéia é juntar representantes de todos os partidos, candidatos expressivos à Câmara e Senado, para discutirem segurança, educação, economia e saúde.

PICADEIRO LIGHT O novo cenário do ‘Domingo Legal’, de Gugu Liberato, terá o formato de arena, com palco central ladeado por auditório, e a predominância de cores claras. Deve estrear no dia 27 de agosto ou em 3 de setembro.

CARTÃO DE CRÉDITO A Record começa a produzir em outubro a versão brasileira do ‘reality show’ ‘The Simple Life’, em que duas patricinhas terão de trocar a vida urbana por uma rotina de fazenda.

ADEUS, PADRÃO 1 Faltou qualidade na seqüência em que a personagem Nanda (Fernanda Vasconcellos), de ‘Páginas da Vida’, foi atropelada, passou por parto de emergência e morreu. O sangue já surgiu meio coagulado. E um ferimento na cabeça da moça desapareceu misteriosamente.

ADEUS, PADRÃO 2 Além disso, a interpretação da atriz e a maquiagem não convenceram que ela estava tão gravemente ferida. O departamento de caracterização da Globo precisa assistir mais seriados médicos americanos.

AGORA É MODA Mais dois programas do Nickelodeon e da Rede TV! ganharam o selo de ‘especialmente recomendado’, dado pelo Ministério da Justiça: ‘Dora, a Aventureira’ e ‘Go, Diego, Go’.’



******************

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Globo

O Globo

Veja

No Mínimo

Comunique-se

Carta Capital

Último Segundo