Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA ESPORTIVA

Fome de visões mais generosas

Por Marco Tulio Riccioppo em 17/10/2005 na edição 351

Não acho admissível que o país do Nelson Rodrigues e de mais uma série de cronistas (se não tão originais ou geniais) combativos, interessados, apaixonados e polêmicos tenha hoje – à guisa de cobertura e crítica do futebol – esse bicho disforme, sem sal, sem açúcar, sem pimenta e cooptado pelo marketing tico-tico que vampiriza o esporte.

Quem ama o futebol tem fome de visões muito mais generosas, mais agudas, de opiniões mais informativas, discordantes e estimulantes sobre o jogo. Hoje, ou lemos, vemos e ouvimos a ‘monocórdia’ da unanimidade ou generalidades interjetivas para adular as ‘galeras’ desse ou daquele clube (sempre tendo a perspectiva mercadológica como mira).

Inveja monumental

O tom dos pretensos cronistas é geralmente entre bonachão e apologético – quando não se apresenta um ‘louco’ cujo truque (de marketing, sempre) é o próprio desparolamento descabelado (mesmo assim, o assunto desses polêmicos mandraques nunca é realmente o jogo, o futebol e suas essências).

Eu leio jornais e sites americanos falando lá dos esportes deles e, sinceramente, sinto uma inveja monumental. Porque ali a figura do crítico esportivo surge como o torcedor interessado espera: eles analisam fundamentos, jogadas, planos táticos, citam as benditas estatísticas, estados de espírito dos atletas, preparo físico, políticas de investimentos dos clubes, falam de místicas do esporte, alertam para as corrosões em curso – enfim, fazem o papel de analistas profissionais e nunca esquecem que seu objeto de análise é um organismo, em que todas as partes têm importância e merecem atenção. Resumindo, não dá para ser burro e ser cronista esportivo. Ou dá?

******

Publicitário, São Paulo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem