Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Golpe final no A Notícia

Por Cesário Simões Júnior em 15/04/2008 na edição 481

Venho acompanhando o crescimento da RBS em Santa Catarina desde que cheguei aqui a Florianópolis, no fim da década de 1970. O que pude ver foi o desaparecimento da imprensa local (um dos últimos diários locais em Florianópolis, O Estado, parece que virou semanário, ou foi extinto…).

Abaixo segue uma troca de e-mail entre dois colegas de lista, a respeito do que aconteceu com o jornal A Notícia, de Joinville, última aquisição da RBS em Santa Catarina:

E-mail inicial:

Subject: Jornal A Notícia – golpe final

Hoje a RBS deu o golpe final no A Notícia. Transformou-o num tablóide confuso, à feição do Diário Catarinense. Misturou todos os assuntos, de modo que obriga o leitor a passar por todas as baboseiras de um jornal, a exemplo de horóscopo e outras figuras do besteirol que assola o Brasil. O pior é que não tem concorrência e as poucas notícias sobre Joinville estão espalhadas por ali, o que nos obriga a continuar a ler a grande porcaria. É por isso que vão continuar a chamar o Morro do Amaral, habitado desde 1711, de colonização açoriana. E viva a mediocridade. E viva o Brasil sem História.

Resposta nº 1:

Concordo contigo. Ficou uma droga, uma mistura sem fim. Ainda lançaram o guia para que se possa entender o jornal, e esse ficou mais incompreensível ainda. E o ‘AN Cidade’ sumiu do mapa!

Ando comprando um jornal, que a princípio rejeitei, mas observo todos os dias muitas notícias das coisas simples do dia-a-dia do joinvillense, da cidade como da área rural. É o Notícias do Dia, no qual pode-se ler muitas coisas sobre a história da cidade e dos cidadãos comuns. No começo havia muita notícia policial (imagine porquê…) e, claro, é de uma outra tendência política. Mas até que está ficando mais interessante do que o A Notícia. Temos assinatura também da Gazeta, esse é uma coisa de looouco, mas também é muito útil, dependendo do caso, e é outro grupo da política. Mas eu gosto é do jeito que as coisas são colocadas, na base da facada, e pode ser muito engraçado às vezes. Três jornais, uma mistura de partidos e políticos, hummm a coisa tá ficando agitada, imagine quando chegarem as eleições.

Abraço,

Povão não se deixa enganar

Resposta nº 2:

Concordo com os dois. Ficou horrível… Muita cor, muita mistura, cansa os olhos. E não gosto de ler jornal em tamanho tablóide. Prefiro os grandes…Os caras do A Notícia ainda grampearam os cadernos e acham isso o máximo, tão falando disso como se fosse um diferencial do jornal. Ridículo! Pois agora o que sai na RBS TV, sai no A Notícia, sai no Diário Catarinense, no Hora de Santa Catarina

A Gazeta eu já vi também… É porrada em tudo quanto é coisa, tipo O Dia do Rio e o Diarinho de Itajaí, com o diferencial que o Diarinho é bem mais divertido… A Gazeta explora muito a coisa política… Lembra quando desapareceu a Miss Joinville, a Taiza Thomsen? Eles fizeram um auê bem grande e foram na TV falar dela e do prefeito… Não sei se tinham um caso, mas que ficaram falados na cidade, os dois ficaram… É esse tipo de notícia que sai na Gazeta, além de meter o pau em todos os políticos (isso, às vezes é bom, precisam…).

E a pequena imprensa vai conquistando o povão, que não se deixa enganar pelo pasteurizado…

******

Analista de Sistemas, Florianópolis, SC

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem