Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

FEITOS & DESFEITAS > CONTEÚDO ONLINE

Google News preocupa jornais britânicos

05/10/2007 na edição 453

Peter Bale, produtor-executivo do MSN Reino Unido, fez, esta semana, um alerta sobre a ameaça do gigante de buscas Google sobre os sítios jornalísticos. Segundo Bale, as versões online dos maiores jornais britânicos irão sofrer uma queda considerável no tráfego de internautas devido aos recentes acordos de conteúdo feitos entre o Google News e agências de notícias.


No final de agosto, o Google fechou parcerias com algumas das maiores agências do mundo, como France Presse, Press Association e Associated Press, para hospedar conteúdo noticioso na página de sua ferramenta de busca de notícias. Com isso, serão omitidos resultados que sejam versões duplicadas das matérias das agências. Para o Google, isto é algo positivo, pois haverá mais espaço para conteúdos originais; os sítios de jornais, entretanto, deverão receber menos visitas em suas páginas.


De carona na audiência


Bale, ex-diretor editorial online do Times e Sunday Times, revelou que, quando trabalhava na indústria jornalística, ‘amava’ como o Times Online se ‘beneficiava enormemente’ de tráfego gerado pelo Google News. ‘Embora o Google possa ser considerado uma ‘editora virtual’, podemos afirmar que a empresa está infringindo a propriedade intelectual dos jornais’, opina. Informações de Mark Sweney [The Guardian, 3/10/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem