Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Gore critica controle da mídia sobre a democracia

30/08/2006 na edição 396

‘A democracia está sendo atacada’, disparou o ex-vice-presidente americano Al Gore no Festival Internacional de Televisão de Edimburgo, na Escócia, no domingo (27/8). ‘A democracia como um sistema de autogovernança está enfrentando desafios mais sérios agora do que enfrentou por um longo tempo’. Para Gore, o controle político e econômico cada vez mais forte da mídia é a maior ameaça à democracia.


Gore revelou que o objetivo por trás de seu canal de televisão ‘interativo’ Current TV é encorajar o diálogo democrático já comum na internet, mas ainda raro na mídia televisiva. ‘Democracia é uma conversa, e o papel mais importante da mídia é facilitar a conversa da democracia. Agora este diálogo está mais controlado, mais centralizado’, afirmou. A Current TV foi lançada no ano passado entre muito ceticismo, sendo a primeira grande proposta em televisão de mídia colaborativa.


O ex-vice-presidente observou que, em muitos países, o controle da mídia está nas mãos de alguns poucos políticos ou empresários, citando alguns exemplos. Na Itália, a maior parte da mídia é de propriedade do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Na Rússia, o presidente Vladimir Putin tem abafado idéias discordantes a seu governo na televisão. Na África do Sul, ‘a diferença de opinião está desaparecendo, e a liberdade de expressão está sob ataque’. Nos EUA, ‘o que importa na política americana agora é ter dinheiro suficiente para colocar comerciais de 30 segundos no ar a fim de convencer os eleitores a elegerem ou reelegerem você’, opinou Gore, que perdeu as eleições presidenciais de 2000 para o republicano George W. Bush. No Festival, Gore negou que estaria interessado em concorrer novamente para a presidência em 2008. As informações são de Jill Lawless [Associated Press, 27/8/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem