Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Governo permite acesso a internet no celular

22/05/2009 na edição 538

A Coréia do Norte anunciou em um sítio do governo que irá permitir o uso limitado de internet em celulares. Há alguns meses, o país lançou uma rede de telefonia celular em cooperação com uma companhia de telecomunicações egípcia. O serviço permite que os norte-coreanos acessem a internet por seus aparelhos de telefone para ler notícias divulgadas pela agência oficial do governo, assim como informações sobre a capital, Pyongyang.


O sítio do governo, visto em um monitor de computador, também permite que os internautas ouçam música norte-coreana, tenham acesso a informações sobre livros, arte e oportunidades de investimento no país. A nota oficial não especificou, entretanto, se estes serviços também estarão disponíveis para celulares.


Sem celular


A rede de telefonia celular iniciada em dezembro do ano passado em parceria com a Orascom Telecom, do Cairo, marcou a primeira vez em que cidadãos norte-coreanos puderam usar telefones móveis desde que um breve serviço de telefonia foi fechado sem explicações em 2004. Na ocasião, a empresa egípcia afirmou que a rede 3G cobriria inicialmente Pyongyang, com população de mais de dois milhões, com planos para expansão ao país inteiro nos próximos anos.


No fim de março, o número de pessoas com celulares chegou a 20 mil. Apesar da demonstração de abertura, o uso de telefonia celular na autoritária Coréia do Norte vem com restrições: os aparelhos não fazem e nem recebem ligações do exterior e nem da rede de telefonia especial a que estrangeiros costumam ter acesso no país. Informações de Kwang-Tae Kim [Associated Press, 22/5/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem