Tuesday, 16 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Governo considera permitir longa sobre Pearl

Autoridades paquistanesas afirmaram que consideram permitir as filmagens do filme A Mighty Heart (Coração Valioso), sobre o seqüestro e assassinato do jornalista americano Daniel Pearl no país, em 2002. No mês passado, membros da equipe que produz o longa foram presos quando filmavam cenas próximo ao hotel onde o repórter do Wall Street Journal foi capturado, em Karachi.


Segundo o secretário do Interior da província de Sindh, Gholam Mohtaram, os profissionais foram detidos e as filmagens foram canceladas porque não foi pedida autorização ao governo. ‘Eles apenas chegaram aqui sem permissão nenhuma e começaram a filmar. Não é assim que se faz’, afirmou. ‘Fizeram civis vestirem uniformes da polícia e começaram a filmar, o que é condenável’. Karachi é a capital de Sindh. Mohtaram afirmou, entretanto, que o governo poderia pensar em conceder permissão para o filme se o pedido for feito ‘pelos canais apropriados’.


Crime brutal


Pearl tinha 38 anos quando foi seqüestrado em janeiro de 2002. Ele estava no país pesquisando informações sobre militantes islâmicos. O jornalista foi decapitado e sua morte foi filmada pelos captores e divulgada na internet. O filme é baseado no livro homônimo de sua viúva, Mariane Pearl, que na época do crime estava grávida.


A Mighty Heart será dirigido pelo inglês Michael Winterbottom, conhecido por produções como Welcome to Sarajevo e The Road to Guantanamo. A embaixadora da ONU Angelina Jolie interpretará Mariane no cinema. Informações da Reuters [14/9/06].