Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Grupo Globo é o 17º maior conglomerado de mídia do mundo

O Grupo Globo é o 17º maior conglomerado de mídia do mundo, de acordo com relatório publicado pela ZenithOptimedia, empresa especializada em marketing. O ranking mapeou os 30 maiores grupos do setor em 2015, considerando a receita de mídia. A lista é liderada pelas americanas Google, Walt Disney Company e Comcast e tem o intuito de mostrar que empresas são mais importantes para a indústria do marketing.

Segundo a ZenithOptimedia, o Grupo Globo está entre as empresas com crescimento mais rápido em receitas ligadas à mídia no mundo, de 15%. Ficou atrás apenas de Facebook, que aparece na décima posição, com avanço de 63% nas receitas, e Baidu, uma espécie de Google da China, com alta de 43% nos negócios, na 14ª colocação. O Grupo Globo é o único latino-americano entre os 20 maiores.

Crescimento da publicidade

O relatório se baseou na publicação financeira de 2013. Isso ajuda a determinar quais empresas são mais importantes para a indústria de marketing. De acordo com o relatório, o Grupo Globo aproveitou sua presença em um mercado emergente com rápido crescimento em anúncios publicitários, economia que agora enfrenta uma crise.

– Essa classificação demonstra como é acirrada a concorrência internacional do setor de mídia, e a importância de se ter um grupo de mídia genuinamente brasileiro entre os grandes grupos mundiais, preservando o espaço para nossos produtos e nossos talentos – afirma Jorge Nóbrega, vice-presidente executivo do Grupo Globo.

Outras empresas como 21st Century Fox, CBS Corporation, Bertelsmann, Viacom, Time Warner, News Corp e Facebook completam as dez primeiras posições. O ranking revela ainda que cinco empresas puramente digitais, como Google, Facebook, Baidu, Yahoo! e Microsoft, geraram US$ 71 bilhões em receitas de mídia, número que representa 68% do total gasto em mídia digital. Em relação ao relatório de 2014, a ZenithOptimedia destaca que houve um aumento de 67%.

– O rápido crescimento da mídia digital e da publicidade nos mercados emergentes fortaleceu a posição de empresas como Google, Facebook, Baidu e Globo em relação a empresas tradicionais de mídia em mercados desenvolvidos – disse Jonathan Barnard, chefe de previsões do ZenithOptimedia.

O Grupo Globo tem participações diretas em diversos veículos e empresas, incluindo TV Globo, Globosat, Globo.com, Editora Globo, Infoglobo, Sistema Globo de Rádio, Som Livre, Globo Filmes e ZAP, além da Fundação Roberto Marinho.

TVs atraem mais anunciantes

E o ranking sai em um momento, onde, ao contrário das previsões feitas por investidores no ano passado, a publicidade em TV não está em declínio. Nos Estados Unidos, por exemplo, os gastos com publicidade em TV cresceram quase 3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014, apontam estimativas da Pivotal Research divulgadas ontem pelo “Wall Street Journal”.

Em comparação ao primeiro trimestre de 2013, o crescimento atinge 5,4%, segundo o estudo. Este aponta ainda que, nos três primeiros meses de 2015, o gasto com publicidade de 29 empresas cresceu 3,2% – para todo o ano de 2014, a projeção é de 2,5%.

Ranking

>> 1. Google: A americana gigante da internet lidera o ranking global

>> 2. Walt Disney Company: Do cinema aos parques temáticos

>> 3. Comcast: Serviços de cabo, a rede NBC e os estúdios Universal

>> 4. 21st Century Fox: Cinema e TV, como o canal a cabo Fox News

>> 5. CBS Corporation: Controlador da rede CBS e de canais a cabo, como o Showtime

>> 10. Facebook: Maior rede social do mundo, que controla o aplicativo de mensagens WhatsApp

>> 14. Baidu: A rival chinesa da Google

>> 17. Grupo Globo: O único representante latino-americano

>> 20. CCTV: China Central Television, controlada pelo Estado

***

Bruno Rosa, do Globo