Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

FEITOS & DESFEITAS > GAZA

Hamas proíbe circulação de jornal ligado ao Fatah

12/02/2008 na edição 472

Um tribunal do Hamas proibiu a distribuição do jornal al-Ayyam na Faixa de Gaza, por ser considerado ligado à Autoridade Palestina. O jornal é impresso em Ramala, na Cisjordânia, e enviado diariamente para a Faixa de Gaza. ‘Hoje eu recebi uma carta de um tribunal do Hamas, que dizia que havia sido determinada a proibição da distribuição e publicação a partir de 10/2’, afirmou Sami al-Qishawi, diretor da sucursal de Gaza. Ele ressaltou, entretanto, que o jornal não respeitaria a ordem e continuaria a ser distribuído. ‘Nós planejamos trabalhar normalmente e ver se o Hamas fará algo para confiscar [os exemplares]’.

O Hamas tomou o controle sobre Gaza há oito meses, após um golpe que tirou as forças favoráveis ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, do poder. Abbas é ligado ao Fatah, facção rival ao Hamas. Segundo o editor do diário, Abdelnasser Annajar, a decisão do tribunal ‘prova que o Hamas se recusa a aceitar outras opiniões e continua a reprimir a liberdade de imprensa’.

Cartum

Annajar afirma que a determinação do tribunal foi uma resposta a uma reclamação de diversos membros do parlamento ligados ao Hamas depois que o jornal publicou um cartum que os gozava. Já o Hamas nega que a decisão tenha tido cunho político. ‘A decisão foi tomada pelo tribunal porque o cartum visava atacar o conselho legislativo, e isso é uma violação da lei de publicação’, declarou Hassan Abu Hashish, presidente do setor de imprensa do governo. ‘O conselho legislativo fez uma queixa formal e a decisão foi tomada de acordo com considerações legais, e não políticas’.

O autor do cartum, Paha Bokhari, refutou as reclamações sobre o desenho. ‘Eles acham que eu os desenhei como macacos. Eu não os desenhei como macacos. Se eles se vêem como macacos, é problema deles’, alfinetou. Informações da AFP [10/2/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem