Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Horário de trabalho, de olho na televisão

01/09/2009 na edição 553

Sempre que chamado a falar a estudantes de Jornalismo, alguém me pergunta por que fui ser jornalista. Costumo responder, em tom de brincadeira, mas sabendo que lá no fundo há muito de verdade: porque é a única profissão em que é possível ler o jornal na hora do expediente sem levar bronca do chefe. Modernamente, o conceito pode ser estendido à televisão e, com certeza, à internet.

Quinta-feira [27/8] fiz uso desse direito e usei parte do meu horário de trabalho para assistir, pela televisão, a toda a sessão do Supremo Tribunal Federal em que foi decidida a não admissibilidade do processo contra o deputado Antonio Palocci Filho, por violar o sigilo bancário do caseiro. Foi gratificante, por um lado: os dois votos bem embasados e apresentados, o do ministro-presidente e relator, Gilmar Mendes, contra a admissibilidade, e o do ministro Marco Aurélio Melo, este temperado por doses generosas de cáustica, às vezes hilariante ironia, a favor. Os demais se manifestaram, quase laconicamente, sim ou não.

Foi gratificante, mas por outro lado, decepcionante. Ouvindo esses dois e todos os outros votos atentamente dá para entender porque jamais, no Brasil, um caseiro levará a melhor numa disputa com alguém do porte de um ministro da Fazenda, ainda que apeado do poder. E, tão ruim quanto, porque os Sarney da vida têm coragem de fazer o que fazem por aí.

Os jornalistas da imprensa escrita, por melhor que apurem e escrevam, jamais vão conseguir despertar essa sensação. Os da televisão comercial, cortando e editando, idem. Infelizmente, pouca gente pode fazer como nós, jornalistas, e dedicar algumas horas do horário de trabalho para ficar olhando a telinha imóvel da TV Justiça.

******

Jornalista, chefe do Núcleo de Redação da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem