Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

FEITOS & DESFEITAS > JOVENS LEITORES

Inglaterra lança semanário voltado a crianças

05/05/2006 na edição 379

Em meio a tablóides sensacionalistas e respeitados diários, as bancas da Inglaterra passam a abrigar, a partir desta sexta-feira (5/5), o primeiro jornal britânico para crianças. First News, semanário de alcance nacional com público-alvo definido entre nove e 12 anos de idade, terá circulação inicial de 350 mil exemplares e custará uma libra.


O jornal pretende cobrir alguns dos mesmos temas de seus companheiros de prateleira adultos: ciência, meio-ambiente, esportes e entretenimento – e contará também com colaboradores famosos, como o jogador de futebol David Beckham e o chef de cozinha / apresentador de TV Jamie Oliver.


A equipe responsável pela novidade é conhecida do meio jornalístico britânico. O ex-editor do tablóide Daily Mirror Piers Morgan – aquele do escândalo das fotos forjadas de abusos sofridos por prisioneiros iraquianos – é o diretor editorial do projeto, enquanto Nicky Cox, que dirigia uma divisão da BBC, é o editor do semanário.


‘Editorialmente, nós falamos no mesmo nível deles’, afirmou Morgan em declaração sobre o lançamento do First News. ‘Além de todo o conteúdo divertido, nós esperamos que o jornal se torne um fórum para debates nacionais sobre questões das crianças e cubra os assuntos importantes para elas’.


Mas Adrian Monk, chefe do departamento de jornalismo da londrina City University, analisa que os editores querem mesmo é servir aos pais. O jornal ‘é voltado aos pais que se preocupam com os efeitos de se assistir a muita televisão’, diz Monk. ‘Eles querem saber que deixaram algo ‘nutritivo’ [para seus filhos] na sala ou próximo ao computador’. Informações da Associated Press [4/5/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem