Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Internet prejudica jornal e ameaça domínio da TV

Nos EUA, o jornal impresso é o veículo de comunicação que mais sofre com a migração de anúncios publicitários para a internet, revela relatório do Wachovia Equity Research, que analisou 55 dos 100 maiores anunciantes do país. O analista John Janedis e sua equipe focaram nas categorias automotiva, de varejo, telecomunicações, serviços financeiros, serviços gerais, mídia e tecnologia.


Das sete categorias estudadas, apenas uma – serviços financeiros – aumentou os gastos com anúncios em jornais. Já a TV experimentou tendência oposta, com o aumento de anúncios em quatro das sete categorias – telecomunicações, automotiva, mídia e tecnologia. Analisando as sete categorias coletivamente, os jornais registraram queda de 14,3% em dólares provenientes de publicidade em 2006, enquanto a TV apresentou aumento de 4,4% e a internet, de 17,8%.


Em queda


O setor de telecomunicações foi o que mais teve anunciantes abandonando os veículos impressos. Em 2005, os anunciantes líderes neste setor gastaram 31,6% do orçamento destinado à publicidade em jornais, enquanto em 2006 apenas 24% foi gasto nesta mídia. Os jornais também sofreram queda na categoria automotiva. Em 2005, anunciantes de carros gastaram 9,2% do orçamento publicitário em jornais; em 2006, apenas 4,6%. A pesquisa revelou que, nestes casos, os recursos foram transferidos à publicidade televisiva.


A Wachovia estima que os anúncios com a internet deverão crescer 15% ao ano ao longo da próxima década para alcançar os dólares gastos com anúncios em jornais, o que representa US$ 35 bilhões. ‘No entanto, isto não tem que acontecer para que a internet tenha um impacto significativo na indústria publicitária como um todo. A rede já está tendo um grande impacto’, observam os analistas. Informações de Jennifer Saba [Editor & Publisher, 9/7/07].