Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Jornalismo ambiental em debate

Para fortalecer e ampliar a democratização da informação ambiental, profissionais da imprensa, professores, pesquisadores e estudantes universitários estarão reunidos entre os dias 10 e 12 de outubro em Porto Alegre, no 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA). O tema do evento será: ‘Aquecimento Global: Um Desafio para a Mídia’.

‘Enquanto a grande mídia destina espaço aos variados temas do cotidiano, como política, moda, esportes, violência, entre outros, a mídia especializada em meio ambiente enfrenta o desafio de abrigar em sua pauta a complexidade do tema ambiental, que vai desde as questões da ecologia natural até a ecologia humana, envolvendo aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais,’ afirma Vilmar Sidnei Demamam Berna, escritor, jornalista ambiental e editor do jornal Meio Ambiente http://www.portaldomeioambiente.org.br/.

Mas Demamam, que estará presente ao evento, aponta mudanças no tratamento da mídia sobre o assunto. ‘Há tempos atrás, os grandes meios de comunicação só se ocupavam dos temas ambientais quando eram desastres. Hoje, percebo que isso está sendo superado lentamente. Já vejo com alguma freqüência a chamada grande mídia realizando boas coberturas ambientais’, comenta.

Para Cristiane Finger, editora regional do SBT/RS e professora da PUCRS, que será uma das medidadoras do evento, a polêmica do aquecimento global acabou puxando a preocupação em relação ao meio ambiente. O que antes era visto como algo de ecologistas excêntricos, passou a integrar as preocupaçõe cotidianas. ‘As mudanças climáticas, as secas e enchentes alternadamente são conseqüências desse problema que antes se imaginava serem das gerações futuras e que hoje estão batendo a nossa porta’ comenta.

Finger acrescenta: ‘É pela mídia que começa realmente a conscientização da população para esse problema e é só através de uma especialização, de um conhecimento maior por parte do jornalista que as reportagens avançam e que se pode fazer notícias e informar à população contribuindo para uma mudança de atitude, um posicionamento’.

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