Domingo, 16 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1041
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Jornalista demitido por denunciar mamata

Por Luiz Domingos Costa em 03/02/2009

Os deputados estaduais paranaenses aprovaram um plano de aposentadoria para si mesmos e funcionários da Assembléia Legislativa na madrugada da última sessão legislativa do ano de 2008. Sem mais, a matéria entrou na pauta subitamente e foi aprovada sem o registro dos votantes pró e contra, já que o painel eletrônico fora desligado.

Queriam evitar o desgaste natural de uma medida que garante uma aposentadoria altíssima para deputados que passam alguns anos pela Casa. Isto é discutível e a imprensa deveria fazer o estardalhaço de sempre, mesmo depois da matéria aprovada e dependente apenas da sanção do governador estadual. Pois, não bastasse a raiva que a população tem de medidas assim, os meios adotados foram dignos de procedimentos mafiosos.

Poucos organismos da imprensa local se manifestaram, emitindo notas ou matérias bastante insossas, sem a indignação típica que ecoa em matérias sobre o aumento do gasto do Estado e coisas afins.

Sinais de chapa-branquismo

Um das poucas vozes que se levantaram foi a do jornalista Gladmir Nascimento, ex-diretor de jornalismo da Rádio Band News de Curitiba. Em tom ácido, Gladmir – que é muito respeitado por seu trabalho de implementação e condução da rádio – comparou (em seu programa diário) os parlamentares a ladrões de galinhas, que agem à noite e às escuras.

Não fosse Curitiba uma cidade atrasada em termos de imprensa, opiniões divergentes e uma classe dominante minimamente afeita aos valores democráticos, essa notícia surpreenderia: alguns parlamentares pediram a cabeça do jornalista ao proprietário das rádios de Curitiba, o empresário Joel Malucelli. O pedido foi atendido e Gladmir Nascimento não responde mais pelo jornalismo da Band News FM da capital paranaense.

O pior é que ninguém falou no assunto, nem mesmo os blogs que são os meios nos quais corre todo o tipo de fofoca e proselitismo jornalístico. Esses jornalistas-blogueiros locais dão os continuados sinais de seu chapa-branquismo.

******

Mestrando em Ciência Política na Unicamp

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem