Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > REINO UNIDO

Jornalista obrigado a entregar anotações à polícia

27/06/2008 na edição 491

A polícia britânica conseguiu, na quinta-feira (26/6), uma ordem judicial para obter acesso às apurações do jornalista freelancer Shiv Malik, que prepara um livro sobre terrorismo. A Suprema Corte de Londres aprovou o pedido da Força Policial do condado de Greater Manchester para inspecionar fitas e anotações feitas pelo jornalista durante uma entrevista com Hassan Butt, ex-membro da organização terrorista al-Qaeda.


Na semana passada, Malik saiu vitorioso na disputa judicial quando o mesmo tribunal determinou que uma ordem anterior era ‘muito ampla’ e deveria ser reescrita. A nova ordem permite que o jornalista apague nomes mencionados por Butt na entrevista antes de entregar as cópias à polícia.


Caso perdido


Segundo John Anthony Dyson, um dos três juízes do caso, Malik deveria, em vez de entrar em uma disputa judicial complexa, ter tentado negociar com a polícia ou entrado em acordo com o tribunal mais baixo sobre que informações deveriam ser divulgadas. Agora, além de ser obrigado a entregar as anotações em sete dias, o jornalista terá que pagar as custas legais da polícia.


A briga pelas informações teve início em março, quando Malik desafiou a ordem policial com um processo financiado, em parte, pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas do Reino Unido. De acordo com documentos judiciais, a polícia também estaria tentando obter informações similares de outras três organizações de mídia britânicas. Ordens deste tipo obrigam, sob a aprovação de um juiz, indivíduos e agências governamentais a entregar informações que possam ser úteis a investigações policiais sobre terrorismo. A recusa em fazê-lo pode levar a até dois anos de prisão. Informações de James Lumley [Bloomberg, 26/6/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem