Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

FEITOS & DESFEITAS > REDE GLOBO

Lições de ‘matemágica’

Por Edison Valentim Lopes em 23/02/2010 na edição 578

Já não bastasse ter que ouvir exaustivamente – havia muito tempo – seus repórteres e apresentadores pronunciarem a nova palavra do dicionário português, ‘récorde’, e acredito que ao grafarem coloquem o acento devido, pois trata-se, nesta sua grafia, de proparoxítona. Acontece que você, caro leitor, ao realizar qualquer tarefa e tiver que utilizá-la, cuidado, pois o correto é recorde, isto mesmo, sem aspas e sem acento, tendo a sílaba tônica ‘cor’, o que faz dela uma paroxítona. Senão, veja o que afirma o Dicionário Aurélio, em sua versão online:

recorde (re.cor.de): sm (ingl record) Esp 1 Ato desportivo, devidamente homologado, que supera tudo o que, no mesmo gênero, se fez anteriormente. 2 Proeza inaudita. 3 Ponto máximo. Bater o recorde: conseguir mais do que o já alcançado; ir além do que se esperava. Estabelecer um recorde: realizá-lo.’

Agora, em plena quarta-feira de cinzas, logo de manhã, e já estamos gratos por mais uma nova lição da ‘Escolinha’ da Globo. A campeã do carnaval paulistano, desde ontem, é a escola de samba Rosas de Ouro. Com um placar apertado, obteve um total de 270 (duzentos e setenta pontos) enquanto que a segunda colocada, Mocidade Alegre, obteve 269,75 (duzentos e sessenta e nove pontos e setenta e cinco centésimos), ou seja, uma diferença de 0,25 (vinte e cinco centésimos de ponto).

Salário vai aumentar

Entretanto, para a Globo, a diferença foi de ‘vinte e cinco décimos‘, também exaustivamente dito e comentado ao longo de todos os seus noticiários. Ora, se a matemática não mudou até hoje de manhã, acredito que vinte e cinco décimos corresponda a 2,5 (dois inteiros e meio). Mas, como tudo o que a Globo ‘fala’ ou foi correto ou está correto, ou estará correto, quem sou eu para duvidar…

Então senhoras e senhores, vamos aguardar o início da nova temporada da Fórmula 1, agora em março, para observarmos se o Galvão Bueno e todos os seus comentaristas farão as devidas alterações e adotem o novo modelo matemático. Já pensou que divertido! Quando a diferença entre dois carros for de 0,25s, na realidade a diferença será de 2,5s! Sensacional!

Eu, particularmente, estou feliz, pois para cada vinte e cinco décimos de real que o meu salário aumentar, estarei colocando no bolso, mais dois reais e cinquenta, mas cinquenta o que? Centavos, décimos de centavos, décimos de reais? Com a palavra, a ‘Escolinha’.

******

Professor de matemática e advogado, Amparo, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem