Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Mantenha o pânico

05/05/2009 na edição 536

Só dá foto de mascarados na primeira página dos jornais e o ministro Temporão, da Saúde, aparece na TV, cercado por um enxame de repórteres, gravadores, microfones e câmeras, para dizer que não há motivo para pânico, que o Brasil está preparado para enfrentar a gripe suína. Será? Se a gente não dá conta nem da dengue… ‘OMS alerta para pandemia iminente’, informa a Folha de S.Paulo de quinta-feira (30/4). ‘Todos os países devem imediatamente ativar planos contra pandemias.’

Imagine a cena de terror: centenas de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1 disputando lugar na fila com gente baleada nos hospitais do Rio. Ou nos hospitais de Natal, que não conseguem dar conta nem das grávidas. Mas que venha a gripe! Somos brasileiros!

Quer mais? A crise continua. A economia dos EUA encolhe 6,1% no primeiro trimestre; o nível de emprego tem nova queda no Brasil; a Europa está em plena recessão. Que venha a crise! Somos brasileiros.

No caderno ‘Ciência’, outro susto: ‘Prazo para evitar perigo climático está quase no fim’. ‘A humanidade já está passando do ponto de conseguir evitar uma catástrofe climática’, diz a reportagem. Resumo da ópera: mesmo com corte drástico na emissão de gás carbônico, não vamos conseguir escapar de aumento da temperatura em até 2°C até 2100. Com mais 2º C, o nível do mar pode subir 50 centímetros, ilhas podem desaparecer do mapa, haverá mais estiagens, inundações, maremotos, quebra nas safras agrícolas e por aí vai.

Calma! Até 2100 tem tempo.

******

Jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem