Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Mara Gama

‘Em nota distribuída à imprensa hoje, com horário das 14h, o Gabinete Permanente de Emergências do Ministério da Saúde informou que foram alterados ontem, 1º de maio, os critérios de definição de ‘caso suspeito’ e ‘em monitoramento’ para o vírus da Influenza A (H1N1), a gripe suína.

Conforme o documento, são consideradas desde ontem ‘suspeitas’ ‘as pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos e que apresentem os sintomas da Influenza A (H1N1) ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. Até ontem (01/05), eram enquadradas nessa categoria pessoas que vinham apenas de áreas afetadas dentro desses países’.

São consideradas em monitoramento agora ‘pessoas que tiverem os sintomas compatíveis com o quadro suspeito da doença e que sejam provenientes de países não afetados’. Segundo o comunicado, até ontem (01/05), ‘eram considerados casos em monitoramento aqueles que vinham de área sem ocorrência de caso em países afetados e que tinham alguns dos sintomas referidos na definição de caso suspeito’.

Com estes critérios atuais, são 14 os casos suspeitos e 37 os casos monitorados. Pelos critérios anteriores, eram sete os casos suspeitos.

Os critérios foram modificados. O UOL não deu destaque à informação de mudança de critérios.

A formulação dos títulos nas páginas internas e na home page do portal dava a entender que houve crescimento absoluto do número de suspeitos. Mas está errado. Não se devem comparar conjuntos delimitados por critérios diferentes.

O certo é dizer que levando-se em conta o critério x são tantos os casos suspeitos e levando-se em conta o critério y são outros tantos.

No texto publicado as 15h47 em UOL Notícias (e que virou manchete do portal), é feita a comparação indevida: ‘Sobe para 14 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil’. E a informação que desfaz o erro vem só no fim do segundo parágrafo.

O texto: ‘Subiu de 7 para 14 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste sábado, há 6 casos suspeitos em São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, 3 em Minas Gerais e um no Espírito Santo.

O Ministério informou também que 38 casos que estavam em monitoramento foram descartados, mas ainda há 37 outros sendo acompanhados, além dos 14 suspeitos. O Gabinete Permanente de Emergências do Ministério da Saúde alterou ontem (1º/5) a definição de caso suspeito e em monitoramento para o vírus Influenza A (H1N1) para ampliar também a vigilância da circulação do vírus.’

Outro portal foi mais preciso e estampou no título, na tarde deste sábado:

‘Brasil muda critério e número de suspeita de gripe suína dobra para 14’

A ‘Folha Online’, que também publicou nota com a comparação indevida, creditada à ‘Agência Brasil’, corrigu a rota no final da tarde. Em texto das 17h08 evitou a comparação: ‘Brasil tem 14 casos suspeitos de gripe suína e monitora 37 pacientes’.

O mesmo texto dá, no segundo parágrafo, informação bastante relevante: ‘Ainda não há confirmação de contaminação da doença no país. Os pacientes cujos casos são considerados suspeitos passam por tratamento médico.’.

Virada Cultural

Atraente o visual do mapa das atrações da Virada Cultural em São Paulo, com eventos previstos para os dias 2 e 3 de maio. O mapa ganha destaque na home page do UOL desde a tarde deste sábado por meio da chamada: ‘Virada Cultura reúne cerca de 800 atrações em São Paulo’ com o chapéu: ‘Programe-se’

Uma instrução na parte superior do mapa indica: ‘Clique nos palcos e veja a programação completa de cada um’.

Cliquei no Viaduto do Chá. A resposta apareceu abaixo do mapa, fora do campo de visão de quem clica.

Descobri que havia algo ao scroll na página. A programação – ‘Alhambra Container Transports’ Dia 2 – 22h35 e dia 3 – 03h55.

Como não conheço esta atração, resolvi usá-la como forma de percorrer o site e analisar o serviço prestado pelo UOL.

O primeiro impulso foi clicar sobre a palavra para ver se alguma explicação aparecia. As atrações não trazem links explicativos.

Verifiquei os links abaixo do mapa. São eles:

* Veja destaques da programação da Virada

* Primeira banda a gravar com Raul Seixas sobe ao palco na Virada

* Músicos vão reproduzir discos ‘clássicos’ no Teatro Municipal na Virada

* CEUs apresentam Dead Fish, Jair Rodrigues e Edgard Scandurra

* Luzes da França iluminam São Paulo na Virada Cultural

Cliquei no primeiro: ‘Veja destaques da programação da Virada’. Trata-se de um álbum de fotos. Percorri todas as fotos do álbum e não encontrei referência a ‘Alhambra’.

Desde o álbum não há link para uma lista de todos os eventos da programação. Voltei então ao mapa para tentar chegar a uma a lista.

Na tentativa de saber do que se trata a atração, entrei na reportagem: Quinta edição Virada Cultural acontece em São Paulo no próximo fim de semana e acionei o recurso ‘localizar’ do navegador com a palavra ‘Alhambra’. Nada apareceu.

Na parte superior do mapa, consegui o link da lista. Na letra A também se lê que, no Viaduto do Chá, se apresenta ou está instalado o ‘Alhambra Container’. Não há link para saber do que se trata.

Percorro outras letras. Na letra C, uma das atrações é ‘China’. Local: XV de novembro, 12h, domingo.

O que é China? O leitor não conseguirá saber nestas páginas do UOL.

Listas por nome, ainda que separadas em ordem alfabética, não são úteis sem explicações sobre o tipo de espetáculo.

Na lista abaixo, uma coluna inteira é desperdiçada com uma informaçao que se repete e não há informação sobre o tipo de evento:

Se opção é por fazer listas, também deveria haver lista por tipo de evento (música, dança, teatro) e por horário (ou blocos de horários).

Digamos que alguém que está saindo de casa as 20h do sábado queria saber o que dá para ver naquela hora e onde. Como faria? Teria de clicar em todos os pontos do mapa e ir anotando num papel as atrações e os horários!

A Folha Online apresenta os dados em forma de texto no link: Veja a programação da Virada Cultural

Para comparar os caminhos da informação, faço a mesma busca através do recurso do navegador: ‘Alhambra’. E encontro a explicação:

‘Viaduto do Chá

Dança dentre grandes caixas e empilhadeiras: um espetáculo de rua sobre ilusão e encontro, solidão e vida comum.

‘Alhambra Container’ – Cia. Osmosis

Dia 2, às 22h35; dia 3, às 3h55 ‘

Resolvida a dúvida.

O mapa da Folha Online também resolve melhor como apresentar as informações. Ao passar o mouse sobre os locais, uma janelinha explica que tipo de evento acontece em cada ponto.

A Redação do UOL precisa analisar estes recursos usados para melhorar o planejamento de seus serviços em texto ou material gráfico. É necessário selecionar e organizar os dados para exibí-los de forma prática para a consulta.

No material de apresentação da Virada destacada pelo UOL em sua home page, também fazem falta dicas de programação. Num total de 800 atrações, é natural que os leitores consultem seus sites e portais preferidos para ver o que escolher.

Esta função de indicação o UOL deixa de lado.

A Virada começou e a home page passou a dar destaque também para a cobertura. Boa providência.

***

Avançar nos produtos e serviços (29/4)

O assinante Jorge escreveu para a ombudsman cobrando novidades e ferramentas do portal.

‘O UOL tem que ir além do e-mail e do noticiariozinho. Tem que ter mais revistas com acesso livre. Uma das coisas que o UOL podia copiar e implantar é o MobileMe da Apple, com caixa de correio, IDisk, Agenda, Contacts. Vejam acho que voces terão muito mais assinantes contentes, vamos sair do lugar comum!!’.

Enviei a sugestão para a avaliação da área de Produtos do UOL. Responde o diretor Marcio Drummond:

‘O desenvolvimento de produtos no UOL leva em conta demandas conhecidas da comunidade de internet, coletas de opiniões de internautas recebidas ao longo do tempo e de maneira sistematizada (focus groups, testes de usabilidade, benchmarking incluindo produtos de outras empresas etc.).

Uma sugestão para ver algumas outras iniciativas do UOL além de notícias e e-mail é visitar a página http://ferramentas.uol.com.br/, acessível através do link ‘Aplicativos’ no menu da esquerda da Home do UOL. Isso sem contar iniciativas como o UOL Host (http://host.uol.com.br/).

Opiniões como a do Jorge são muito importantes e bem-vindas porque ajudam a enriquecer nosso conhecimento sobre o que o usuário precisa ou deseja. Sobre o MobileMe, sim, é um belo produto e é um que observamos constantemente’.’