Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Mensagens políticas no mundo dos quadrinhos

Por Igor Chiesse Alves de Oliveira em 22/04/2008 na edição 482

Vivemos numa era em que, felizmente ou infelizmente, a política acaba se encontrando com as formas de lazer e cultura. O que abordo neste texto é a questão da presença de mensagens em quadrinhos com tons políticos, simbolizando que os quadrinhos não somente são fontes de diversão, mas também de informação.

Por que usar os quadrinhos desta forma? Esta pergunta é uma daquelas que não têm uma resposta definida , já que cada autor escreve, pensa e desenha de acordo com as suas emoções e pensamentos. O principal motivo pode ser aliado ao caráter do artista expresso na obra, tentando mostrar de uma forma humorística os defeitos ou raramente as qualidades do candidato político em tons irônicos. Esta é uma das possíveis formas de se entender o uso de mensagens políticas nos quadrinhos.

O uso de politicagem, assim vamos dizer, nos quadrinhos é um recurso que já é adotado há algum tempo por diversos artistas conceituados no Brasil e no mundo. É algo que não é literalmente inédito, mas que certamente causa alguma reação ao leitor.

Um tom questionável

Essas questões de uso de política em desenhos partem do conceito da charge, possivelmente a maior contribuinte para formação de idéias e conceitos de política em tons humorísticos. O uso de uma linguagem em forma de charge em uma circulação razoavelmente boa faz com que a charge ganhe algum prestígio ou aumente seu sentido em números maiores ainda. A charge serve como uma espécie de âncora para os quadrinhos políticos, digamos, é uma alavanca que puxa os conceitos de uma sociedade para tiras que deixam de usar aquele espaço para fins aleatórios e partem para um sentido mais aguçado da sociedade.

Sem sombra de dúvidas, os quadrinhos que utilizam deste conceito acabam ganhando mais destaque junto aos demais por saberem lidar com situações de sociedade juntamente com acontecimentos isolados, tanto da tira em quadrinho quanto da história em si. Uma das formas mais eficazes também de atrair o olhar das crianças e jovens ao mundo político. Somente desta forma algumas pessoas da sociedade olham os quadrinhos com um tom questionável sobre a nossa sociedade e começam a partir de um simples quadrinho a observar melhor os fatos, começam a investigar o por que das situações estarem daquele modo na sociedade, ou a simples presença de alguns elementos políticos que se não fossem os quadrinhos, ou as magníficas charges, passariam despercebidas facilmente por nossa população.

******

Cartunista, Volta Redonda, RJ

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem