Domingo, 22 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA SOB SUSPEITA

Misteriosos ‘problemas técnicos’

Por João Ricardo da Silva em 14/08/2007 na edição 446

Em maio último, um misterioso problema técnico ocorrido nos servidores do Terra e no Gmail, que é administrado pelo Google, tirou do ar o blog da Ocupação da USP e o email utilizado por seus administradores. Vale lembrar que o blog era mantido diretamente pelos ocupantes da reitoria uspiana e servia como contra-informação diante dos enormes disparates divulgados sob forma de informação pela grande mídia em relação à ocupação.

Na quarta-feira (9/8), o blog da União dos Torcedores Brasileiros publica texto denunciando outro apagão online:

‘Desde terça-feira, dia 07/08/07, não é mais possível acessar os blogs ‘A Verdade do Pan 2007’ e ‘A Verdade da Copa 2014’, coordenados por uma pessoa com o pseudônimo ‘Diana’. Sabemos que existe uma queixa de calúnia, injúria e difamação impetrada pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, contra ‘Diana’. Este processo está sendo investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática – Cidade Nova – Rio de Janeiro.’ Leia mais sobre este post aqui.

Interesses escusos?

‘A Verdade do Pan 2007’, como próprio nome diz, fala (ou falava?) do Panamericano que não vimos na televisão (mas que lemos no jornal e na internet, justiça seja feita), com seus vultosos gastos e desgastos e o velho tráfico de influência por trás – e todas essas belezas que em vida fizeram Charles de Gaulle a dizer um dia que ‘o Brasil não é um país sério’. ‘A Verdade da Copa 2014’, eu não conhecia, mas deve seguir a mesma linha. Ambos os blogs estavam hospedados no Blogger (assim como este), que é administrado pelo Google.

Não nos esqueçamos também dos sumiços repentinos do vídeo, no qual o diretor global ‘Boninho’ afirma ter jogado ovos em pedestres da sacada de um prédio. O YouTube é administrado pelo Google.

Agora, só me resta fazer a seguinte pergunta: seriam algumas empresas de internet coniventes com interesses escusos de grandes corporações e governos, a ponto de lançar mão da histórica censura autoritária por debaixo dos panos?

‘Ah, João, larga a mão dessas teorias da conspiração… Só devem ser problemas técnicos mesmo.’

******

Estudante de Jornalismo, Bauru, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem