Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

FEITOS & DESFEITAS > ORIENTE MÉDIO

Mulher palestina ‘encena’ foto

17/02/2004 na edição 264

No dia 7/2/04, enquanto fotojornalistas capturavam a imagem de uma senhora palestina com expressão de sofrimento, Enric Marti, fotógrafo da Associated Press, registrou o momento de um ângulo de ‘observador da imprensa’:



Para o sítio Honest Reporting [10/2/04], pode ser que essa mulher tenha começado a chorar antes de encontrar os fotógrafos, mas sua posição – sozinha, ao lado de pichações em inglês – indica que a cena parecia querer passar o máximo de impacto possível ao público ocidental. ‘Parece que os fotógrafos não querem apenas ‘captar a imagem’, mas criá-la – seja ativamente (pedindo que a senhora pose), seja passivamente (permitindo ser por ela manipulados). Ambas as situações levam notícias erradas ao consumidor e, portanto, violam a ética fotojornalística’, afirma o Honest Reporting.

De qualquer maneira, diz o sítio, os jornalistas que estavam ali tirando fotos produziam a imagem que mais tem sido divulgada pela mídia como um todo: a de que palestinos sofrem nas mãos de israelenses.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem