Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

FEITOS & DESFEITAS > PRIVACIDADE ONLINE

Novas regras de comunidade virtual desagradam membros

14/09/2007 na edição 450

A rede social Facebook irá disponibilizar, a partir de outubro, o nome e a foto de seus 40 milhões de membros ativos nas ferramentas de busca do Yahoo!, Google e Microsoft. Para não desagradar aqueles que não querem se expor na rede, o Facebook irá permitir que optem por não ter sua identidade revelada, noticia Jon Swartz [USA Today, 12/9/07].


Alguns membros não gostaram da novidade, pois alegam que aderiram ao serviço para poder escolher com quem se comunicar. ‘Por que o Facebook está colocando seus clientes disponíveis para busca na internet?’, questionou Kiyoshi Martinez, membro da rede que trabalha para uma cadeia de jornais em Illinois, nos EUA. ‘Para os membros ocasionais, que podem não saber que precisam optar por não aparecer no Google e outros sítios, vai ser uma surpresa desagradável’.


Na semana passada, o Facebook disponibilizou alguns perfis para internautas não-membros em uma nova caixa de busca na parte inferior do sítio. Informações pessoais como interesses, local e dia de nascimento e amigos não foram disponibilizadas. ‘Quisemos dar às pessoas que nunca visitaram o Facebook, ou não estão registradas, a oportunidade de descobrir seus amigos que estão na rede’, declarou a empresa, em comunicado.


Mais audiência e anúncios


Na opinião de Michael Hussey, CEO do PeekYou, ferramenta de busca com perfis de mais de 50 milhões de pessoas, o Facebook espera que, ao disponibilizar os perfis, atraia mais audiência para o sítio, tornando-o mais atrativo para anunciantes. O sítio começou como uma rede de estudantes universitários e expandiu para redes de escolas secundárias e de trabalho.

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