Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

ENTRE ASPAS >

O Brasil não é a capital de São Paulo

Por Erick da Silva Cerqueira em 28/10/2008 na edição 509

Para a imprensa nacional, o Brasil se resume à cidade de São Paulo. O repórter engraçadinho Alexandre Garcia, da TV Globo, disse em seu pronunciamento pós-apuração que apesar dos outros partidos poderem festejar o grande número de prefeituras, o DEM pode dizer: ‘Nós temos São Paulo.’

Esse bairrismo tolo dos meios de comunicação me incomoda. Assim como no futebol, onde a segunda divisão se resumiu ao Corinthians e a primeira aos times de São Paulo e Rio, o desrespeito com o eleitorado – e principalmente com os cidadãos não-paulistanos – é absurdo.

A imprensa noticiou o PT como o grande perdedor das eleições. Não importa se ele elegeu seis prefeitos de capitais do país, assim como o PMDB, o que importa é que ele perdeu a capital paulista e a gaúcha. Não importa ter passado de sexto para o terceiro lugar no ranking dos partidos que mais elegeram prefeitos no Brasil, com 556 prefeituras. Nada disso importa, nem ter vencido em várias cidades importantes da grande São Paulo. Só interessa capital.

Que derrota é essa?

O grande derrotado dessa eleição foi o DEM de Gilberto Kassab. O partido saiu de 789 prefeituras em 2004 para 496 nessas eleições – e só conseguiu vencer em uma capital, justamente a paulista.

O buraco é mais em cima

São Paulo é a cidade mais importante do país, mas existe vida fora das fronteiras paulistanas, sabiam? A nação não se resume a uma única cidade. E, só para lembrar: o Brasil não é a capital de São Paulo.

O pior é saber que esse preconceito, antes guardado nas piadas sulistas que inferiorizaram o povo nordestino, agora é feito de forma explícita para o ‘resto da nação’ pela imprensa aberta.

Se aqui é o Observatório da Imprensa, abram bem os olhos para esse preconceito com o povo brasileiro. O buraco, neste caso, é mais em cima.

******

Estudante de Propaganda e Marketing da Faculdade 2 de Julho, Salvador, BA

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem