Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

FEITOS & DESFEITAS > NOTICIÁRIO VAZIO

O Brasil perdeu outra vez

Por Karl Wilbrantz em 03/07/2007 na edição 440

Meu vizinho é apaixonado por futebol, mas nem ele engoliu o que o Galvão Bueno disse um pouco antes de terminar o jogo Brasil 0 X 2 México: ‘Não fosse o gol mal anulado, a história do jogo poderia ser outra.’ ‘O Brasil nunca perde, é o juiz que erra!’, emendou meu vizinho. Fico pensando nisso e continuo zapeando pela TV em busca de alguma notícia boa.

Olha só essa agora: Lula resolveu reclamar contra o direito de greve quando funcionários do Incra foram protestar no Planalto. Lula disse que quem faz greve tem que ter os dias descontados… Como os dias passam rápidos…

Parece que descobriram que aqueles jovens que espancaram uma mulher por a terem confundido com uma prostituta andavam na madrugada carioca espancando quem encontrassem pela frente… E o pai de um dos meninos disse que eles eram tudo gente boa e apenas extrapolaram… É, de fato estão extrapolando mesmo. Não sei por que, mas acabo de recordar do falecido índio Galdino.

Da lista eleitoral ao Araguaia

Finalmente, invadiram o Complexo do Alemão; 1.300 homens, fortemente armados de fuzis e pistolas, invadiram o morro do Alemão. O efetivo disponibilizado para essa ação no morro carioca equivale ao das tropas norte-americanas quando saem em missões na guerra do Iraque. Os policiais apreenderam um arsenal de mísseis, metralhadoras e dinamite e prenderam também quatro traficantes. Nessa guerra da polícia contra os traficantes, morreram aproximadamente 20 pessoas… Parece a batalha de Monte Castelo – será que esses policias serão os pracinhas lembrado nos próximos Sete de setembro?

O jogo continua triste e está quase acabando. Um jogador mexicano perdeu um gol feito. Nunca vi o Brasil tão apático… Nunca? Essa camisa amarela… hmm, sei não…

Vejamos o canal da Câmara. Reforma: deputados rejeitam voto em lista.Você sabia disso? Uma sessão na hora do jogo do Brasil? Que heresia, esses deputados! Não se faz mais políticos como antigamente. E agora essa tal bancada evangélica, aí… Vai ver que foi por isso que não se importaram com o jogo da seleção. Mas, afinal, por que diabos estavam trancados desde as 9 horas da manhã lá em Brasília? Tratavam da reforma política. Por 252 votos contrários a 181 a favor, a Câmara dos Deputados rejeitou o voto em lista fechada – o eleitor passaria a votar numa lista pré-ordenada pelos partidos para deputados e vereadores.

Também acho que o eleitor não precisa saber de listagem alguma. Se ele quer votar na legenda, por achar o numero do partido legal, ou se identificar com as cores, tudo bem, não importa, mas o eleitor continuará levando a ‘colinha’, mesmo que não saiba que o José Genoíno, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores envolvido no escândalo do mensalão, anda impune e sorridente, desfilando em frente às câmeras. Me lembrei que nos anos 70 ele lutou na guerrilha do Araguaia, movimento marxista de combate à ditadura militar brasileira. Então corri para a TV do STJ parece que estavam falando sobre o Araguaia hoje.

Notícias não foram boas

Pedido de abertura dos arquivos da guerrilha do Araguaia volta para a primeira instância. A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que determinou a realização de audiência para iniciar os trabalhos de abertura dos arquivos da guerrilha do Araguaia. Com isso, os autos retornarão para a primeira instância. O pedido foi feito em recurso apresentado pela União. E o STJ é que irá determinar o que será aberto.

Ai, ai, ai… Não tem notícia boa hoje? Já desistindo, vou ver uma ultima notícia. Quintanilha é o novo presidente do Conselho de Ética. O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), de Tocantins? Araguaia? Desisto… Hoje parece que tudo está conspirando. Resolvo desligar a TV, mas perco mais alguns segundos porque apareceu na telinha um rosto conhecido para mim. Direto de um templo em Brasília, vejo uma oração do deputado federal bispo Robson Rodovalho (PRB-DF). ‘Senhor. abra-nos os olhos faça nos ver tuas maravilhas e permita-nos compreender teus desígnios.’

Definitivamente, hoje não tive notícias boas…

******

Teólogo, João Pessoa, PB

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem