Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O ‘furo’ do Noblat e o segundo turno

O jornalista e blogueiro Ricardo Noblat anunciou em seu blog que, segundo pesquisa eleitoral do Ibope que seria divulgada à noite pelo Jornal Nacional, Lula cairia para 41% e Alckmin subiria para 30% nas intenções de voto [ver abaixo a nota e a explicação de Noblat]. O JN divulgou e a notícia foi: Lula venceria no primeiro turno, com 44%, enquanto Alckmin ficaria com 27%.

Bom, a pesquisa do Ibope foi encomendada pela Rede Globo, logo presumem-se a credibilidade e a confiabilidade da informação dada pelo JN. A pergunta que não quer calar: como Noblat obteve os dados, se a pesquisa era de exclusividade da Globo?

Partindo da suposição de que a própria emissora tenha disponibilizado tais informações, pode parecer que o jornalista comprou gato por lebre. Esta hipótese é remota já que, notícia de grande peso como é, a pesquisa não seria compartilhada, pelo contrário, o JN estaria abrindo mão da exclusividade, tão importante no campo jornalístico. Por uma outra visão, como defendeu um colega de trabalho, a redação do JN poderia ter vazado as informações por achar que seria insignificante, dado o pequeno público que lê o blog do Noblat em comparação à grande massa de espectadores do Jornal Nacional.

Com um furo furado, vale a discussão sobre o fator de risco das fontes alternativas em jornalismo: a falta de credibilidade. Além, é claro, do questionamento a uma certa obscuridade em que jornalistas famosos mantêm suas fontes em prol de maior capital jornalístico.

***

Alckmin comemora pesquisa do Ibope.

Blog do Noblat – 25/7/2006 – 15h39

O candidato Geraldo Alckmin acaba de receber em São Luís do Maranhão, onde se encontra, os principais números da mais recente pesquisa eleitoral do Ibope que deverá ser divulgada ainda hoje pelo Jornal Nacional da Rede Globo.

** Lula cai dos 48% registrados em pesquisa aplicada entre 5 e 7 de junho passado para 41%;

** Alckmin sobe de 19% para 30%;

** Heloísa Helena sobe de 6% para 9% ou 10%.

A soma dos votos obtidos por Cristovam Buarque, do PDT, e pelos demais candidatos assegurariam o segundo turno caso a eleição presidencial tivesse ocorrido nos últimos dias. Neste momento, Alckmin está trancado na biblioteca da casa do senador José Sarney na Praia do Calhau com os senadores José Jorge, seu vice, Edson Lobão (PFL-MA) e Roseana Sarney (PFL-MA), candidata ao governo do estado. Trata-se de uma visita de cortesia de Alckmin a Roseana. Sairá de lá sem o apoio dela. Por ora, Roseana segue sem apoiar nenhum candidato a presidente.



***

Sobre os números da pesquisa Ibope

Blog do Noblat – 65/7/2006 –18h29

O site Blue Bus publicou hoje a seguinte nota:

‘Noblat foi a 1ª grande ‘barriga’ na historia dos blogs brasileiros 09:02 O jornalista Ricardo Noblat não tinha explicado até as 22:00 a informação de que o Ibope da noite no Jornal Nacional confirmaria a ida da disputa presidencial para o 2º turno. Ele tinha anunciado a tarde (ontem), as 15:39, ‘Alckmin comemora pesquisa do Ibope’. Dava os percentuais como 41% para Lula, 30% para Alckmin e 9 ou 10% para Heloisa Helena. No Jornal Nacional, os números oficiais da pesquisa desmentiram o post – Lula 44%, Alckmin 27%, Heloisa 8%, vitória de Lula no 1º turno se a eleição fosse ontem’.

Transcrevo e-mail que enviei há pouco ao Blue Bus: ‘Caros: li a nota sob o título ‘Noblat, foi a 1ª grande ‘barriga’ na historia dos blogs brasileiros’ postada às 09:02. O título está errado e configura uma ‘barriga’. Outros blogs cometeram grandes ‘barrigas’, embora não me caiba apontá-las. O meu cometeu uma inesquecível em suas primeiras semanas de vida em 2004 quando transcreveu como notícia séria o que não passava de brincadeira de um site de humor. Vocês devem ter lido a coluna ‘Toda Mídia’, de Nelson de Sá publicada hoje da Folha de S. Paulo. Ele cita uma porção de veículos que divulgou ontem a mesma informação – um deles, o portal da TV Globo, outro a Rádio CBN.

Ora, não creio que eles tenham se limitado a reproduzir o que eu havia postado. No seu blog em O Globo Online, Teresa Cruvinel registrou que Alckmin de fato recebera os números que publiquei. Porque foi isso o que escrevi: que Alckmin acabara de receber em São Luís do Maranhão os números da pesquisa que seria divulgada mais tarde pelo Jornal Nacional. RECEBI A INFORMAÇÃO DE UMA PESSOA QUE ESTAVA AO LADO DELE. IMAGINO QUE ELA DEVA TER PASSADO A MESMA INFORMAÇÃO AOS DEMAIS VEÍCULOS QUE A DIVULGARAM’.

******

Estudante de Jornalismo da UFBA (http://compoltica.blogspot.com/)