Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 16 E 17/2

O Globo

19/02/2008 na edição 473


IMPRENSA NA JUSTIÇA
O Globo


Universal usa a TV Record para atacar imprensa


‘A TV Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), usou ontem à noite grande parte do programa `Domingo espetacular´, no horário nobre, para atacar a imprensa. Repórteres da emissora entrevistaram fiéis e advogados da igreja para criticar reportagens da `Folha de S.Paulo´, sobre o império de telecomunicações montado pelo bispo Edir Macedo, e do GLOBO, sobre os processos movidos por seguidores e pastores da Iurd contra a `Folha´ e a jornalista Elvira Lobato. Segundo a reportagem de Elvira – `Universal chega aos 30 anos com império empresarial´ -, publicada em 15 de dezembro, a Iurd tem 23 emissoras de TV e 40 de rádio, além de outras 19 empresas registradas em nome de 32 `bispos´ ou seguidores da igreja. Entre elas, há dois jornais diários, duas gráficas, quatro empresas de participações, uma agência de turismo, uma imobiliária, uma empresa de seguro de saúde e uma de táxi aéreo, a Alliance Jet.


Num dos trechos, a reportagem de ontem da Record diz que Elvira não havia comparecido a duas audiências na Justiça, mas omitiu a informação de que as audiências estavam marcadas para a mesma hora e o mesmo dia em dois estados: Espírito Santo e Bahia. Os fiéis entraram com ações contra a jornalista em comarcas de diferentes estados. Em alguns casos, as ações têm trechos exatamente iguais.


Ao sustentar que os autores das ações estariam sofrendo humilhações, após a divulgação da reportagem da `Folha´, advogados em vários pontos do país citaram a mesma frase para ilustrar o que pastores e fiéis estariam ouvindo em suas cidades: `Viu só! Você que é trouxa de dar dinheiro para essa igreja!! Esse é o povo da sua igreja?! Tudo safado!! Como é que você continua nessa igreja? Você não lê jornal, não? É. Crente é tudo tonto mesmo´. Fiéis admitem que foram orientados por advogados Nos processos contra a `Folha´ e a jornalista Elvira Lobato, fiéis e pastores da Iurd pedem indenizações de R$ 1 mil a R$ 10 mil. Especialistas vêem uma ação orquestrada nas ações para tentar intimidar a imprensa.


Com duração de 14 minutos e 20 segundos, a reportagem na Record mostrou também três fiéis do Rio que ameaçaram entrar com processo contra O GLOBO. Sob o argumento de que se sentiram ofendidos por reportagem publicada pelo jornal no último dia 14 – sobre as ações contra Elvira e também contra o jornal `Extra´ e seu diretor, Bruno Thys – , os fiéis admitiram ter recorrido a advogados da igreja para buscar orientação e formalizarem ações contra o jornal.


A principal crítica, na Record, em relação à reportagem do GLOBO foi relacionada ao uso da palavra seita para designar a igreja. A reportagem da Record chegou a ouvir um historiador, que classificou o termo de pejorativo, enquanto era exibido apenas um dos significados da palavra no Dicionário Houaiss.


Contrariando a versão defendida pelo historiador e os três fiéis citados, o dicionário não classifica o termo como ofensivo e mostra que a palavra seita, na antiga literatura romana e précristã, designava partido ou escola filosófica. Repórter mostrou império de comunicações da Iurd A reportagem da `Folha de S.Paulo´ que motivou as ações dos fiéis e pastores da Iurd diz que as empresas estão registradas em nome de `bispos´ ligados a Edir Macedo, fundador da igreja, e muitas funcionam em endereços da Universal. Alguns `bispos´ deixaram as empresas após desentendimentos com a igreja ou por terem sido denunciados em escândalos.’




******************


Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.


Folha de S. Paulo – 1


Folha de S. Paulo – 2


O Estado de S. Paulo – 1


O Estado de S. Paulo – 2


O Globo


Zero Hora


Comunique-se


Terra Magazine


Carta Capital


Agência Carta Maior


Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem