Sábado, 24 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Ordem e progresso na educação brasileira

Por Felipe Barth em 14/07/2009 na edição 546

As escolas, que deveriam ser lugares calmos, de aprofundados estudos e de convívio harmonioso entre alunos e professores, estão se tornando cada dia mais perigosas, obscuras, difíceis de manter a ordem e, aprendizado que é bom, poucas apresentam. Estamos vivendo o fim dos tempos, como diriam por aí.

Digo isso porque assisti dia desses uma reportagem de conteúdo extremamente nefasto, no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo. A tal reportagem mostrava que há um aumento no número de violência dentro das escolas e, consequentemente, a queda do aprendizado e das notas é inegável.

A matéria mostrou também que até bombas os marginais ‘disfarçados’ de alunos soltaram dentro de um colégio em São Paulo. E não pense que isso é realidade apenas nas grandes cidades do Brasil. Em todas as cidades do país existe esse tipo de situação. É claro que em níveis diferentes, todavia com a mesma essência.

Qualidade de ensino e segurança

A educação, que deveria ser a via mais fácil e eficiente para se construir uma sociedade de primeiro mundo, está sendo, dia após dia, transformada em lixo neste país onde a população não luta pelos seus direitos.

É preciso que estes que estão difundindo o banditismo e a safadeza nas instituições escolares sejam severamente punidos. Só assim, talvez, conseguiremos reverter o quadro. Mas é necessário que comecemos a tomar atitudes, exigindo, por exemplo, melhorias na segurança pública.

A educação está em crise, da mesma forma que o mundo financeiro. É hora de iniciarmos uma revolução para melhorar a qualidade de ensino e a segurança que nossos filhos usufruem, ou usufruirão, nessas escolas. E depois, sim, progredir. Ordem e progresso na educação brasileira.

******

Acadêmico de Jornalismo e locutor de rádio, Presidente Getúlio, SC

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem