Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Os hábitos de mídia do produtor rural brasileiro

Embora os dados sejam de 2005, acredita-se que muita coisa permanece de acordo com o resultado da pesquisa divulgada no site do Canal Rural, do Grupo RBS, para a qual foram ouvidos 2.428 entrevistados em 10 estados brasileiros – com produtores de 11 culturas diferentes e 4 rebanhos – sobre o perfil comportamental e os hábitos de mídia do homem do campo.

Segundo o estudo (que apresentou margem de erro de 2%), 20%dos entrevistados têm idade entre 51 e 60 anos, 11% têm mais de 60 anos e 6% são jovens na faixa dos 18 aos 25 anos – o que confirma o êxodo rural da juventude para a cidade.

Quanto ao grau de instrução, a pesquisa revelou apenas 17% têm grau superior completo, enquanto 50% dos entrevistados têm apenas o ensino fundamental. Ou seja: embora exista interesse por parte do homem rural em se aperfeiçoar, as dificuldades de locomoção ou mesmo o acesso a informação ainda é privilegio da minoria.

O estudo elaborado em 2005 entrevistou as pessoas responsáveis pelas decisões na propriedade. Daí vem um fato que causa surpresa: 97% dos responsáveis pelas compras e administração das propriedades rurais onde foi realizada a pesquisa são homens, apenas 3% são do sexo feminino. Isso mostra que apesar da luta pela valorização da mulher no meio rural, e até mesmo da importância da presença feminina nesse contexto, ainda não se conseguiu mudar o paradigma do domínio masculino no campo.

Dado primordial

Outro fator importante diz respeito ao local de residência do produtor rural. Cinqüenta por cento deles continuam no campo, 19% se dividem entre o campo e a cidade, e 31% moram em áreas urbanas. Esse fato nos mostra que a maioria dos produtores rurais está de fato envolvido com a terra – e é bom que haja esse número concentrado no campo, porque, do contrário, quem iria produzir?

Um dado que ainda preocupa é a tecnologia ainda inacessível para a maioria dos produtores rurais. Em 2005, apenas 30% dos pesquisados tinham computador com acesso a internet no campo, enquanto que 35% possuíam caminhões na propriedade e 32%, aparelho de telefone celular.

Quanto aos hábitos de mídia, foi constatado que 97% dos entrevistados costumam assistir televisão, 75% ouvem rádio, 47% têm acesso a revistas especializadas e 44% costumam ler jornal. Foram avaliadas também as características que representam o produtor moderno e, das opções apresentadas, a maioria (27%) considerou a informação como fator primordial para ser um produtor bem-sucedido.

Diante do estudo, o que se verifica é que apesar de ser o produtor rural o responsável pela maioria das riquezas do país, pouco se faz em retorno para quem carrega, literalmente, o Brasil nas costas.

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Estudante do 7º semestre de Jornalismo, Cruz Alta (RS)