Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Para Rumsfeld, terroristas manipulam as notícias

30/08/2006 na edição 396

O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, afirmou na segunda-feira (28/8) que está extremamente preocupado com o fato de grupos terroristas estarem ‘manipulando a mídia’ para diminuir o apoio ao Ocidente na guerra contra o terror. ‘Esta é uma das preocupações que me deixam acordado à noite’, revelou, durante debate com cerca de 200 militares em uma base de treinamento em Nevada, nos EUA.


No encontro, Rumsfeld teve de enfrentar algumas saias-justas. Indagado se as críticase tra o nest que sofre por ser, ao mesmo tempo, chefe do Pentágono e defensor da guerra do Iraque estariam impedindo-o de realizar seu trabalho, o secretário respondeu que não e afirmou que guerras são normalmente mal-vistas pela maioria dos americanos. ‘O que mais me incomoda é o quão inteligente é o inimigo’, observou. ‘Grupos extremistas islâmicos estão ativamente manipulando a mídia neste país, por exemplo, ao falsamente acusar tropas americanas pelas mortes de civis no Iraque e no Afeganistão’.


O secretário enfatizou também o impacto negativo que a era de notícias 24 horas tem sobre os americanos. ‘Os inimigos são muito melhores em comunicação. Eu esperava que nós fôssemos melhores em enfrentá-los porque as informações que eles transmitem – todas falsas – são nocivas. E fazem com que as pessoas comecem a pensar se o custo da guerra é válido’, afirmou.


Para Rumsfeld, o ‘inimigo’ não pode mentir impunemente. ‘Eles [grupos extremistas islâmicos] retratam nossa causa como uma guerra ao Islã, quando na verdade a grande maioria das vítimas de seu terrorismo são milhares de muçulmanos inocentes – homens, mulheres e crianças – que eles mesmos mataram’, acusou. Informações de Robert Burns [Associated Press, 28/8/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem