Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Paulo Ricardo Moreira

‘A babá Gecilda da Silva dos Santos, a Cida, de 21 anos, tornou-se ontem à noite a primeira mulher a vencer o ‘Big Brother Brasil’, da Rede Globo. Com 69% dos votos do público, ela derrotou o auxiliar administrativo Thiago Lira dos Santos na final da quarta edição do reality show e levou o prêmio de R$ 500 mil. Uma das primeiras coisas que a babá fará com o dinheiro é comprar uma casa. Thiago ganhou R$ 50 mil pelo segundo lugar.

Nascida em Mangaratiba, Cida foi sorteada para entrar no ‘BBB 4’ entre mais de um milhão de pessoas que mandaram cupons. De origem humilde, a babá custou a se entrosar com os outros participantes e passou as primeiras semanas do programa deitada no sofá, sempre dormindo. Apesar de arredia, ela só enfrentou o primeiro paredão no domingo passado, quando derrotou Juliana.

Depois que se adaptou à casa, Cida mostrou-se até bem-humorada, mas abusou um pouco da bebida nas festas. Numa delas, trocou beijos com Thiago e chegou a dizer depois que estava apaixonada por ele. Além do prêmio, a babá pode se considerar uma pé-quente porque participou, ao lado de Thiago, do desfile da escola de samba Beija-Flor, a campeã do carnaval carioca.

Cida teve uma infância difícil. Viu a mãe morrer atropelada quando tinha 6 anos, parou de estudar na 5 série e começou a trabalhar em casa de família aos 12. Como babá, ganha R$ 240 por mês. Antes de entrar no ‘BBB 4’, morava com Sebastião Amarim, dono de um lava-jato, numa casa humilde de três cômodos. Mas a união não ia bem e Cida já planejava mudar-se para um puxadinho na casa da irmã.’



Daniel Castro

‘Casa de ‘Big Brother’ deve abrigar ‘Fama’’, copyright Folha de S. Paulo, 10/04/04

‘A casa em que foram gravadas as quatro edições de ‘Big Brother Brasil’ deverá voltar ao ar reformada em 5 de junho, quando a Globo planeja estrear o terceiro ‘Fama’, ‘reality show’ musical.

Um dos orçamentos em avaliação na Globo para os custos de ‘Fama’ prevê as gravações na casa de ‘BBB’. Outra versão de orçamento prevê a construção de uma casa. A decisão deverá ser pela obra de menor custo.

A próxima edição de ‘Fama’ será diferente das anteriores, que foram gravadas em uma ‘academia’ alugada pela Globo e eram focadas nos desempenhos musicais dos concorrentes.

Agora, ‘Fama’ será dirigido por J.B. de Oliveira, o Boninho, mesmo diretor de ‘BBB’. Segundo Boninho, o programa agora será mais focado nos ‘personagens’.

‘Vai ficar mais com cara de festival de talentos do que competição para revelar artistas. Vamos revelar gente nova e mostrar os relacionamentos dentro da casa. A edição terá a cara de ‘Big Brother’, diz Boninho. Metade dos participantes será escolhida entre pessoas que já se inscreveram. A outra virá de indicações de ‘olheiros’. Só o vencedor gravará CD.

OUTRO CANAL

Reta final

Apesar de estar com boa frente de gravações (duas semanas antes da exibição), o elenco de ‘Celebridade’ não teve folga neste feriado. Gravou ontem e continua no batente hoje.

Traço

‘Morangos com Açúcar’, novela portuguesa que acaba de estrear na Band, não tem muito futuro. Sua audiência dificilmente passa de 1 ponto no Ibope.

Time

Os primeiros shows de Sobradinho, a casa de eventos com que Maria Clara (Malu Mader) começará a dar a volta por cima em ‘Celebridade’, serão de Martinho da Vila, Simone, Dudu Nobre, os irmãos Caymmi e Gal Costa.’



Márvio dos Anjos

‘Série exibe intimidade da ‘Darlene’ dos EUA’, copyright Folha de S. Paulo, 7/04/04

‘‘The Anna Nicole Show’, ‘reality show’ cujo segundo episódio vai ao ar amanhã, às 22h, no canal E!, é uma incursão do telespectador na vida de Anna Nicole Smith. O programa fez sucesso na TV americana. Mas quem é Anna Nicole Smith? Pode-se responder que é uma Darlene -a de ‘Celebridade’- que deu certo.

Aos 37 anos, a espalhafatosa texana tem um currículo de respeito: foi coelhinha do ano da ‘Playboy’ americana em 1992. Foi stripper, modelo da grife Guess?, e seus peitos de silicone atuaram em ‘Corra que a Polícia Vem Aí 33 e 1/3 – O Insulto Final’. Mas sua ‘carreira’ não pára por aí.

Em 1994, Anna Nicole se casou com J. Howard Marshall 2º, magnata do petróleo que tinha 89 anos na época e que morreu no ano seguinte. Com isso, ela virou uma viúva multimilionária, mas as pendengas judiciais com os filhos do ricaço a levaram a um estresse do qual ela saiu pagando caro: 50kg a mais.

Desde então, Anna Nicole Smith não sai das páginas dos tablóides, graças ao seu gosto duvidoso, suas extravagâncias e seu talento para aparecer. Daí o interesse gerado pelo programa.

No episódio de hoje, a ex-modelo recebe em sua nova casa o decorador Bobby Trendy. Pela conversa que eles travam pode-se ter uma idéia de por que Anna Nicole costuma figurar nas listas de personalidades mais malvestidas.

O episódio acompanha a chegada das cinzas do morto à casa -divididas entre Anna e o filho de Marshall, como mórbida decisão para um impasse: ela queria enterro, ele, cremação.

Ela chora de saudades e diz que sente falta dele e da ‘segurança’ que ele lhe dava. E leva o recipiente das cinzas para conhecer a casa.

Bizarrices à parte, o programa é, enfim, uma ode à fama fácil de Anna Nicole, com seu jeito desbocado à maneira de Dercy Gonçalves e suas futilidades, totalmente trash. Tudo que Darlene sempre quis ser, mas com uma dose a mais de… profissionalismo.

THE ANNA NICOLE SHOW. Todas as quintas, às 22h, no E! Entertainment Television.’



METAMORPHOSES
Carol Knoploch

‘Com audiência baixa, ‘Metamorphoses’ reforça tom de reality show’, copyright O Estado de S. Paulo, 7/04/04

‘Sempre em busca de uma polêmica para melhorar sua audiência (na casa dos 5 pontos no Ibope), Metamorphoses, produção da Casablanca para a Record, lança agora um concurso cujo prêmio será, acredite, cirurgias plásticas à vontade para seis vencedores – tudo a ser registrado pelas câmeras da novela, com direito a antes, durante e depois.

A idéia é de uma das roteiristas de Charlote K, o tal núcleo de autoras assim denominado nos créditos da bizarra produção – são quatro mulheres que escrevem o enredo, sempre sob a encomenda de idéias da patroa, Arlette Siarette, dona da Casablanca. Segundo ela, por causa da enorme quantidade de cartas de pedintes de cirurgias plásticas (tema central do fohetim), a roteirista Jaqueline Vargas, de 31 anos, popôs o concurso: Por que quero passar por uma metamorphose?. ‘É uma espécie de Extreme Makeover (reality show da Sonny)’, explica Jaqueline, colaboradora do Disney Channel, do Ilha da Sedução (Fox/SBT) e roteirista do filme Através de Lentes Cor de Rosa, de Jorge Fernando, entre outros trabalhos.

A promoção está prevista para começar no dia 15. Os interessados terão de enviar carta à Casablanca respondendo a perguntas sobre a trama (como ‘qual a máfia existente na novela?’) e por que deseja se submeter ao bisturi.

Doze semifinalistas serão escolhidos e, por duas semanas, o telespectador assistirá a chamadas sobre eles em atrações da Record e nos comerciais. É o público, por meio de telefonemas, que escolherá os seis finalistas a serem contemplados com cirurgias e com figuração na novela. ‘A idéia inicial da Arlette era ter um seriado só sobre cirurgia, mas acabou virando novela’, conta Jaqueline.

Metamorphoses já teve miss passando por lipoaspiração, atriz colocando silicone e ajeitando nariz e um garotinho que se livrou das orelhas de abano – sob esse pretexto, ele foi exposto na novela, tipo programa do Ratinho nos velhos tempos de assistencialismo. Ainda estão previstas a cirurgia de um publicitário que quer mexer nas pálpebras, um adolescente descontente com as orelhas e até a participação de Luciana Botelho, irmã da Luiza Brunett, na mesa de cirurgia, para trocar sua prótese de silicone de graça.’

Daniel Castro

‘Conselho ameaça vetar plástica em novela’, copyright Folha de S. Paulo, 12/04/04

‘O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) vai entrar com ação na Justiça caso a Record realize uma ‘promoção’ para selecionar seis telespectadores que ganharão cirurgias plásticas gratuitas em troca de exibição de depoimentos na novela ‘Metamorphoses’. A idéia visa alavancar a audiência da novela, que não decolou.

‘Vamos tentar impedir judicialmente que isso ocorra. Isso é uma banalização do ato médico, um sensacionalismo que na realidade não quer ajudar ninguém, mas apenas promover a novela’, diz Clóvis Francisco Constantino, presidente do Cremesp.

A Record e a Casablanca, produtora da novela, planejam exibir chamadas convocando pessoas com problemas estéticos a enviar carta para determinado endereço.

Consultor jurídico da novela, o advogado Felipe Chiarello diz que essas pessoas serão encaminhadas para o ambulatório de cirurgia plástica da Universidade Santa Cecília, de Santos, onde passarão por avaliação de junta médica. O ambulatório fará as cirurgias gratuitamente. A Casablanca arcará com gastos de internação.

‘O objetivo é divulgar esse serviço, que atende pessoas carentes e quase ninguém sabe que ele existe’, diz Chiarello.

Segundo o advogado, os pacientes serão convidados a dar depoimentos para veiculação em ‘Metamorphoses’. Os cirurgiões não aparecerão na trama.

OUTRO CANAL

Promoção

Diretor de jornalismo da rádio Bandeirantes, Fernando Vieira de Mello passou a acumular na semana passada o cargo de diretor-executivo de jornalismo da Band. Fernando Mitre renovou contrato e continua como diretor nacional de jornalismo. E Celso Tavares, diretor de programação, também renovou com a TV.

Durona

A Globo não vai dar moleza para Celso Freitas, que assinou contrato com a Record para apresentar o ‘Fantástico’ da emissora. A Globo pretende segurar o jornalista até 30 de junho, quando, segundo a rede, vence seu contrato.

Comédia

Próxima novela das sete da Globo, com estréia prevista para agosto, ‘Romance’ terá um casal de vovôs hippies. O autor, Antonio Calmon, quer registrar com humor a geração que foi jovem nos anos 60 e que hoje, com netos, mantém princípios da juventude.

Retorno

Silvio Santos volta hoje a dar expediente no SBT, depois de duas semanas nos EUA. Na emissora, o clima é de muita expectativa. Mudanças na programação são esperadas.

Dilema

A Globo descobriu, depois de divulgar o nome da próxima novela das oito, ‘Dinastia’, que a marca já tinha dono. Foi registrada em 2002 por um empresário gaúcho. A Globo ainda negocia a marca com o empresário, mas já está à procura de novos nomes.’