Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

FEITOS & DESFEITAS > O POVO

Paulo Verlaine

05/08/2008 na edição 497

‘Retomo hoje o contato semanal com os leitores interrompido por 30 dias de férias. De regresso, encontro reclamações, principalmente no que se refere ao atraso de jornais de assinantes e problemas de atendimento na central telefônica 32541010. O diretor de Mercado Leitor, Demócrito Rocha Dummar Filho, informa que os atrasos se devem às mudanças no parque gráfico que está sendo ampliado com o objetivo de melhorar a qualidade do jornal para ´torná-lo full collor` (todo colorido). Essas modificações tiveram início em julho e devem continuar até o próximo dia 20. A demora no atendimento no telefone 32541010 ocorre, segundo a mesma fonte, ao acúmulo de ligações, principalmente quando acontecem os atrasos na entrega dos exemplares dos assinantes. De acordo com Dummar Filho as mudanças visam tornar O POVO cada vez melhor para os seus leitores e o mercado publicitário.

De positivo, temos a divulgação da primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Fortaleza. É mais um passo vitorioso do jornal na cobertura das eleições municipais deste ano.

Evaldo Ponte

Não fossem a editoria de Opinião, através dos belos artigos dos advogados Jurandy Porto (Evaldo Ponte, o sabiá do Júri´) e André Studart (´Evaldo Ponte, – a última batalha` ), e a coluna Confidencial, de Alan Neto, os leitores do O POVO não teriam tomado conhecimento da morte de um dos maiores nomes da advocacia criminalista cearense, o legendário Evaldo Ponte, ocorrida na última quarta-feira (30), à noite. O Diário do Nordeste noticiou o fato, na última sexta-feira, com matéria de uma coluna ´Aos 87, morre o advogado criminalista Evaldo Ponte´, ilustrada com foto.

Portal I

Leitor Marcio Aguiar reclama, com razão, do título divulgado pelo Portal do O POVO: ´Se nacionalizar Santander, Chávez será maior banqueiro do país´. Argumenta que o próprio texto da notícia contraria o título:

´Segundo o jornal El Universal, caso a compra seja concretizada, o governo se tornará o maior banqueiro do país, controlando quase 25% dos depósitos do sistema bancário. A versão impressa do O POVO deu o título correto na página 2: ´Chávez irá nacionalizar banco Santander´.

Portal II

Outro leitor, Cláudio Bezerra, faz outra reclamação: ´Navegando pelo site do referido jornal, li algumas notícias e percebi que alguns ´comentaristas` das notícias publicadas, escondem-se por trás de pseudônimos. Quando tentei clicar no link destinado a denunciar comentários ´inapropriados` fui direcionado a uma tela que me pedia o login e a senha. Apesar de achar o referido comentário inapropriado não foi este o motivo que me levou a tomar essa atitude, mas o fato de que nâo acho que seja correto ´cidadãos anônimos` promoverem ataques a quem quer que seja escondendo-se por trás de nomes fantasia, principalmente em períodos pré-eleitorais, o que é o caso. Causou-me também estranheza o fato de que alguns destes ´cidadãos anônimos` consigam repetir a ação uma dezena de vezes, publicando seus comentários de forma arrogante e desrespeitosa para com os demais leitores do jornal. O fato de ser necessário ter login para denunciar um comentário restringe consideravelmente a participação de leitores como eu, que não tenho login, mas também não tenho como denunciar, pois para mim que se esconde mesmo que seja para dizer a verdade, não merece crédito´.

Planetários

Na coluna do dia 29 de junho, antes de eu entrar de férias, manifestei estranheza com a notícia ´Planetário será transferido para Sobral` e indaguei se Fortaleza ficaria sem aquele valioso equipamento hoje localizado no Centro Dragão do Mar. Recebi do competente jornalista Flamínio Araripe os seguintes esclarecimentos que publico com atraso:

Estimado Paulo Verlaine:

Com relação à coluna de domingo em que você alerta quanto à compra de dois planetários, quero tranquilizá-lo, pois não haverá prejuízo para Fortaleza, pois receberá o modelo de última geração do fabricante Carl Zeiss, a um custo de US$ 2.134.935.O Planetário Rubens de Azevedo, que está no Dragão do Mar, passará de analógico para digital com investimento de US$ 1.209.215 em atualização tecnológica antes de ser transferido para Sobral. Ambos estão sendo importados da Alemanha pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Os equipamentos dos dois planetários serão entregues juntos em oito a dez meses, prevê o responsável pela importação na Secitece, Ricardo Costa, da Célula de Suporte à Inovação Tecnológica. O Ceará vai ser a primeira região do hemisfério sul do planeta com dois planetários digitais de última geração instalados, diz o diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, consultor de Astronomia da Secitece. O planetário em Sobral será instalado no Museu do Eclipse, na Praça do Patrocínio. O Museu foi criado 80 anos depois que no mesmo local foram feitas as observações do eclipse de 29 de maio de 1919, que comprovou as previsões de Albert Einstein na Teoria da Relatividade Geral. Em 2009, são comemorados os dez anos do Dragão do Mar e do Museu do Eclipse.

Também no próximo ano, será realizada em Sobral a II Conferência de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica pelo Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA) do MCT. É quando a comprovação da Teoria Geral da Relatividade completa 90 anos e será comemorado o Ano Internacional da Astronomia. A escolha de Sobral para receber o Planetário está baseada nestes fatos, pela vocação natural do município na astronomia, pelo fato de contar com o Observatório Astronômico e o Museu do Eclipse´.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem