Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

FEITOS & DESFEITAS > SIMPÓSIO NA UFSC

Pesquisa em Jornalismo na Região Sul em debate

18/09/2007 na edição 451

Representantes de todos os programas de pós-graduação em Comunicação da Região Sul estarão em Florianópolis na próxima semana para debater o estado da arte da pesquisa em jornalismo e estabelecer redes de colaboração neste campo. O presidente da Intercom, José Marques de Melo, o presidente da Radiobrás, José Roberto Garcez, e o diretor editorial da Associação Nacional dos Jornais, Marcelo Rech, são outros destaques do I Simpósio de Pesquisa Avançada em Jornalismo da Região Sul, que acontece entre os dias 18 e 20 de setembro na UFSC e será transmitido ao vivo pela internet. O evento marca o início do funcionamento do Mestrado em Jornalismo da instituição. Também estarão presentes os representantes da área na Capes e CNPq, Marcius Freire e Juremir Machado. A pesquisa em Jornalismo realizada na UFSC e na pioneira Linha de Pesquisa em Jornalismo e Sociedade, da UnB, serão outros temas das comunicações. Os principais objetivos são estimular o crescimento da pesquisa em jornalismo na região, a articulação de redes e a parceria entre pesquisadores, profissionais e empresas de comunicação.

A programação inclui debates sobre a situação da pesquisa em jornalismo no sul do Brasil e uma mesa-redonda com representantes das principais agências de fomento. A novidade é a sessão ‘Oportunidades de inovação e demandas do setor produtivo’, agendada para o dia 19, que visa debater e prospectar oportunidades de parceria das instituições de pesquisa da região com o setor produtivo. De acordo com Eduardo Meditsch, coordenador do Simpósio e do Mestrado, ‘a pesquisa em jornalismo se torna fundamental para alicerçar com massa crítica a formação, o exercício profissional, e a necessária inovação na atividade econômica’.

O evento, que acontece no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão, no Campus da Trindade, será transmitido ao vivo pela internet através do site www.posjor.ufsc.br. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência através de ficha disponibilizada no mesmo site. As vagas são limitadas. O evento é promovido pelo Mestrado em Jornalismo da UFSC e a Fapeu conta com o apoio da Fapesc e da Finep e a parceria com a SBPJor, ANJ, Fenaj, Radiobras e Cátedra RBS.

Programação

18 de setembro de 2007 – terça-feira

09 horas – Abertura do Evento

9h 30min – Mesa 1: ‘A experiência da pesquisa em Jornalismo nos Programas de Pós-Graduação da Região Sul’

Profa. Dra. Christa Berger – Unisinos; Profa. Dra. Cláudia Quadros – Tuiuti; Prof. Dr. Jacques Wainberg – PUC-RS; Profa. Dra. Luciana Mielniczuk – UFSM; Profa. Dra. Virgínia Fonseca – UFRGS

14 horas – Reunião (restrita) entre os representantes dos programas para articulação de Rede de Pesquisa

19 de setembro de 2007 – quarta-feira

09 horas – Mesa 2: ‘Oportunidades de inovação e demandas do setor produtivo na Pesquisa Avançada em Jornalismo’

Professor Doutor Elias Machado – Presidente da SBPJor; jornalista Marcelo Rech – diretor editorial da Associação Nacional dos Jornais; jornalista Luiz Fernando Rocha Lima, diretor de Jornalismo do grupo O Popular, de Goiânia, membro do comitê editorial da ANJ; jornalista Cláudio Thomas – editor-chefe do Diário Catarinense e co-coordenador da cátedra UFSC-RBS; jornalista José Roberto Garcez – presidente da Radiobrás; jornalista Maria José Braga – secretária-geral da Federação Nacional de Jornalistas.

12 horas – Reunião (restrita) entre os representantes do setor produtivo e os pesquisadores para prospectar possibilidades de parceria.

15 horas – Mesa 3: ‘A Pesquisa em Fundamentos do Jornalismo no Mestrado da UFSC (Linha 1)’. Prof. Dr. Francisco Karam; prof. Dr. Orlando Tambosi; profa. Dra. Gislene Silva; profa. Dra. Daisi Vogel.

17 horas: Mesa 4: ‘A Pesquisa em Processos e Produtos Jornalísticos no Mestrado da UFSC (Linha 2)’. Prof. Dr. Nilson Lemos Lage; prof. Dr. Eduardo Meditsch; prof. Dr. Elias Gonçalves; profa. Dra. Tattiana Teixeira.

20 de setembro de 2007 – quinta-feira

9 horas – Mesa 5: ‘A Pesquisa Avançada em Jornalismo e as Agências de Fomento: Experiência e Perspectivas’. Prof. Dr. Juremir Machado da Silva – Representante da Área de Comunicação no CNPq; prof. Dr. Marcius Freire – Representante da Área de Comunicação na Capes; prof. Dr. Representante da Fapesc; prof. Dr. Luiz Martins da Silva – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UnB

11 horas – Conferência de Encerramento: ‘A importância da memória e da tradição na Pesquisa Avançada em Jornalismo’. Prof. Dr. José Marques de Melo – Presidente da Intercom e titular da cátedra Unesco-Umesp

***

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail posjor@ufsc.br ou por telefone (48) 3721-6610 com o coordenador do evento e do mestrado, professor Eduardo Meditsch.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem