Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1043
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Pintor chinês causa polêmica ao pintar filha nua

Por Paulo Bento Bandarra em 10/02/2009 na edição 524

Este é o título da matéria do portal Terra informando que Zhuangping pinta quadros de paisagens com uma modelo, quase sempre nua, em meio a animais. A modelo de seus painéis é sua filha Li Qin.

A matéria após garante que’os especialistas em ética afirmem que pai e filha ferem a moral sexual da sociedade’. Mas a matéria jornalística não informa quem são estes especialistas, e nem se já ocorreu caso semelhante para que os mesmos tivessem exarado tal vaticínio. Será que existe uma unanimidade e uma visão ética só? Parece-me um caso inusitado para que este tipo de sentença tenha sido já proferido. Desinformação jornalística.

Pais não podem ver as suas filhas sem roupa? Seria um contra-senso, visto que se aceita pacificamente a existência de praias de nudismo, comunidades naturistas, pais médicos. Existem comunidades índias em que o incesto é tabu, mas a nudez é a norma.

Seria de perguntar se revistas que exponham o nu feminino deveriam ser banidas ou pais serem proibidos de verem tais revistas. Pais fotógrafos estariam fazendo um ato incestuoso se fotografassem as filhas por serem bons profissionais? Por que, então, um pintor deveria apenas pintar as filhas dos outros, mesmo sendo melhor pintor daquele que pintaria a sua? O pecado e o imoral estão nos olhos de quem vê. Não na nudez em si. É o que reconhece a própria mãe e esposa. E vendo a qualidade técnica do exemplo do pintor, me parece que não são muitos que poderiam obter o mesmo resultado.

******

Médico, Porto Alegre, RS

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem