Primeira Página | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 24 E 25/5

Primeira Página

27/05/2008 na edição 487

POLÍTICA & SOCIEDADE
Deonísio da Silva

Os políticos no espelho, 25/5

‘‘As aparências enganam; aos que amam e aos que odeiam’. (Elis Regina, cantando versos de Sérgio Natureza e Tunai)

‘Políticos se embelezam para as próximas eleições’, esta é uma das chamadas de capa da revista ‘Encontro’ (Abril de 2008, ano VII, no 76). Também na capa, a chamada para o editorial: ‘Falta o social’, em que o diretor da revista reconhece que mais pessoas têm geladeira, televisão e máquina de lavar, mas faltam-lhes educação, cultura, segurança. Para o mercado, foi ótimo: vendeu-se mais. Falta agora o social avançar.

É raro uma revista tornar-se tão atraente por tantos artigos, mas foi talvez por inconformidade com o modo predominante nas administrações municipais de, por norma, desprezarem a cultura, que me chamou a atenção a matéria ‘Prometo ficar mais bonito…’ (p.28-31). Afinal, desde a antigüidade clássica, a cultura, em suas várias manifestações, cuida da beleza, que, para gregos e latinos, era gêmea da verdade. E o conceito de beleza ali abraçado é o de o político esforçar-se por parecer o que não é!

E por que municipais e não federais ou estaduais? Porque é onde dói mais. Você vive no município! O Estado e a União são entidades mais distantes. Uma coisa é a queimada afetar a Amazônia; outra, bem diferente, é a fumaça entrar na sua casa. Uma coisa é abominar o mau cheiro de nossas cidades; outra é você sentir o cheiro na cidade em que você mora. Uma coisa é você constatar que muitas cidades não têm cinemas, teatros, bibliotecas, livrarias, nada disso. Outra é você viver numa cidade que não tem essas coisas. Se bem que a Internet em banda larga – e agora em banda larguíssima, em dois bairros de São Paulo (Jardim e Pinheiros) atenua isso (se você tiver acesso, público ou privado…). Você baixa músicas, filmes, livros.

Os municípios de Gramado e Passo Fundo, no RS, e Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto, em SP; Paraty, no RJ; são exemplos emblemáticos de como se cuida da cultura! O maior festival de cinema brasileiro ocorre no primeiro. O maior evento literário do mundo ocorre no segundo. A maior feira de livros do interior de SP acontece há vários anos em Ribeirão Preto.

Os leitores dêem uma espiadinha na preocupação número um de muitos políticos para as próximas eleições. É a aparência.

Na lista das prioridades estão fazer lipos, reduzir o estômago, retirar ou diminuir a papada, implantar cabelos, botocar-se (aplicar botox) e, naturalmente, ir muito a barbeiros, cabeleireiros, esteticistas, alfaiates ou a lojas que vendem roupas de grife.

O senador Álvaro Dias, o ministro Múcio Monteiro e o deputado cassado José Dirceu já têm cabelos que não são deles. A ministra Dilma Rousseff, por parecer ou ser, não se sabe ao certo, candidata à presidência da República, perdeu 12 quilos. Fawin Sawn, possível candidato a prefeito de Uberaba, perdeu 50 quilos!

Um consultor listou os mais elegantes: o ministro Ciro Gomes, cujos cuidados com a aparência são atribuídos à mulher, a atriz Patrícia Pillar, e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, provável candidato à presidência da República. Entre os deselegantes estão o ex-governador Anthony Garotinho (veste ternos pequenos demais para seu tamanho) e o ex-presidente Itamar Franco (usa roupas cafonas), segundo o consultor.

Eles estão preocupados com o espelho. Se Churchill (aliás, Prêmio Nobel de Literatura, coisa que poucos lembram), Stálin e Roosevelt tivessem tanta preocupação com a aparência, provavelmente teriam perdido a Segunda Guerra Mundial!

Os três citados tinham princípios! Para essa guinada que muitos políticos deram, vale o que disse Groucho Marx: ‘Claro, tenho meus princípios, mas, se você não gostar deles, posso mudá-los.’.

Nem para o eleitor nem para os candidatos vale a pena vencer a qualquer preço.(xx)

*Escritor, doutor em Letras pela USP, professor e vice-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Univesidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) e autor, entre outros, dos romances Avante, Soldados: Para Trás (1992), Os Guerreiros do Campo (2000) e Goethe e Barrabás (2008)’

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Comunique-se

Carta Capital

Veja

Terra Magazine

Agência Carta Maior

Tiago Dória Weblog

Primeira Página

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem