Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Quando os valores corporativos são testados

Por Paulo Nassar em 22/03/2011 na edição 634

Os últimos acontecimentos internacionais nos âmbitos da política e da natureza – a crise do Oriente Médio e o tsunami sofrido pelo Japão, seguido de terremoto e vazamento em usinas nucleares – testam a resiliência das corporações e dos governos em relação aos geralmente belos valores que expressam em seus ideários, na forma de constituições e material institucional.


Diante do sofrimento produzido pelas ações de ditadores, acidentes industriais, desastres naturais e decisões empresariais balizadas pelo antigo paradigma financeiro, as palavras das administrações divulgadas são percebidas socialmente como meras abstrações ou padrões sólidos, coerentes com o prometido pela retórica, que orientam os comportamentos organizacionais.


As decisões nos ambientes de crises deveriam ser balizadas muito além da racionalidade e dos padrões estabelecidos pelo que se intitula governança corporativa tradicional. O que quer dizer que o tema dos controles organizacionais deveria não só tratar de prevenção, mas também de reparação. Uma perspectiva que soma os aspectos institucionais e estratégicos dos negócios e das gestões públicas.


O futuro a nós pertence


Do ponto de vista da sociedade, um posicionamento baseado no presente e que não deixa o futuro pertencer aos administradores e aos políticos. A gestão, incluindo a comunicação, passa a ser operada de maneira colaborativa, cooperativa e, não mais, persuasiva. O que significa que a concepção dos valores de uma empresa ou instituição será, cada vez mais, socialmente construída.


Um estudo dos professores John Brummette, Lynn M. Zoch e Randy Taylor, da Radford University, apresentado na Internacional Public Relations Research Conference, realizada, em março, em Coral Gables, Estados Unidos, discutiu o que vem balizando os ideários das empresas e identificou os principais grupos de valores professados frequentemente pelas 500 principais corporações mundiais, listadas pela revista Fortune.


Analisando as promessas dessas organizações, os professores da Radford University relacionaram segmentos de negócios e grupos de valores, colocados em ordem de maior frequência de aparição. E, no estudo apresentado essas relações assim se dão: 


































Setor de atividade


Grupos de valores


Varejo


Responsabilidade, Governança, Eficiência


Serviço


Qualidade, Foco no consumidor, Eficiência


Manufatura


Eficiência, Qualidade, Experiência/Treinamento


Transporte


Ética, Diversidade, Experiência/Treinamento


Tecnologia


Responsabilidade, Ética, Inovação


Agricultura e Alimentos


Transparência, Governança, Responsabilidade


Financeiro


Equidade, Verdade, Eficiência


Farmacêutico


Qualidade, Transparência, Ética


Energia


Confiança, Diversidade, Transparência


Os resultados encontrados pelo estudo dos professores John Brummette, Lynn M. Zoch e Randy Taylor mostram como é belo o mundo da retórica organizacional, onde o papel tudo aceita, e quanto trabalho devem fazer as administrações preocupadas verdadeiramente em legitimar socialmente aquilo que escrevem e divulgam para aproximar, no mundo real, técnica, ética e estética.

******

Professor da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP), diretor-geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), autor de O que é Comunicação Empresarial, A Comunicação da Pequena Empresa e Tudo é Comunicação

Todos os comentários

  1. Comentou em 23/03/2011 João Damasio

    Boa análise. Estudiosos da Responsabilidade Social Empresarial sempre disseram que os valores devem ser verídicos.
    Trabalho com comunicação em empresa de tecnologia da informação e realmente os três valores listados no box, ‘Responsabilidade, Ética e Inovação’ são palavras sagradas.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem