Terça-feira, 17 de Julho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº995
Menu

FEITOS & DESFEITAS > REDE GLOBO

Quando a ética (ou a sua falta) vira pauta

Por Daniela Fernandes Queiroz em 01/04/2008 na edição 479

A ética nada mais é que respeitar o outro, saber onde começam e terminam seus direitos. Não só as pessoas, como também as grandes e pequenas empresas, devem agir com ética quando forem prestar algum tipo de serviço.

Na mídia, casos como o da empresária Silvia Calabresi, que torturou menina de 12 anos em Goiânia, geram muitas discussões sobre o que é ou não ético. Tomando conhecimento do acontecido, a mídia se pôs pronta para mostrar o caso com riqueza de detalhes. Uma das redes de TV que saiu na frente das reportagens foi a Globo. No programa Fantástico do último dia 23/03 foi ao ar uma matéria muito polêmica.

Sem a permissão de Silvia, o repórter da Globo entrou na cela com microfone escondido e gravou a conversa que teve com a suspeita, acompanhado de alguns advogados.

Aí surge uma pergunta: aonde foi parar aquilo chamado de ética? Naquele momento, eles simplesmente não se importaram ou simplesmente ignoraram a imagem da mulher. Todo tempo, a Rede Globo expôs Silvia, fazendo o público pensar que a acusada é culpada e deve ser condenada.

O jornalista julga

Além de ficar comprometida pelas coisas que falou sem saber que estava sendo gravada, ela ainda teve a infeliz oportunidade de ter um laudo de um psicólogo, profissional com o qual não teve consulta alguma. O laudo foi feito para condená-la, totalmente sem argumentos e, por que não, sem moral. Ninguém tem o direito de filmar uma pessoa sem ter a permissão dela e dar um laudo psicológico sem uma devida consulta é algo para quem não é profissional.

Por mais errada que a mulher esteja, não temos qualquer direito de puni-la de forma alguma, pois, por lei, toda pessoa é inocente até que se prove o contrário; ou seja, ela será totalmente culpada quando o juiz bater o martelo e der a sentença: culpada.

Não ter ética e não respeitar a imagem das pessoas em troca de algo que renderá Ibope é uma coisa que acontece constantemente, principalmente em se tratando de um país subdesenvolvido, no qual a maioria das pessoas desconhece seus direitos e fica à mercê dos fatos e das publicações.

******

Participante do projeto Antenados, projeto de comunicação voltado para jovens carentes entre 15 e 19 anos da região rural de Betim, MG

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem