Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

FEITOS & DESFEITAS > APAGÃO NA REDE

Queda de energia derruba sítios na Califórnia

31/07/2007 na edição 444

Uma queda de luz em um centro de dados em São Francisco, Califórnia, na semana passada, derrubou diversos sítios populares hospedados na região e apresentou uma prévia do que acontece quando a internet sai do ar, noticiam Joseph Menn e Michelle Quinn [Los Angeles Times, 25/7/07]. Cerca de 40 mil residências e empresas na cidade foram afetadas pelo apagão.

Por horas, ninguém conseguiu ler as notícias online no LiveJournal, procurar apartamentos nos classificados da Craigslist ou fazer compras na RedEnvelope. No mundo virtual do Second Life, oito milhões de ‘residentes’ virtuais ficaram inertes. Segundo a companhia de energia Pacific Gas & Electric (PG&E), os milhares de clientes ficaram sem energia por conta de uma explosão em um ponto subterrâneo na Mission Street. Entre as empresas físicas atingidas pelo apagão estava a 365 Main, que hospeda conteúdo na web e presta serviço ao Craigslist.

O incidente levantou preocupações sobre o quanto a internet é vulnerável e o quanto somos dependentes dela, já que situações do tipo simplesmente ‘fecham’ empresas online que prometem disponibilizar serviços 24 horas por dia. ‘O problema ocorreu em uma tarde de um dia útil, o que foi muito ruim para nós, pois expôs uma grande vulnerabilidade’, conta Dreek Gordon, executivo do sítio Technorati, cliente da 365 Main há três anos – e que informou que não pretende continuar por outros três. O sítio da RedEnvelope ficou fora do ar por mais de três horas e o da Craigslist, por quatro.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem