Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Ronaldo joga bonito e patrocinador vibra

Depois da decepção, a alegria. Após a goleada do Brasil sobre o Japão, na quinta-feira (22/6), Ronaldo volta a ser, aos olhos da torcida, o Fenômeno. Aos olhos de seu patrocinador, parece que o jogador passou de gordo a forte. Dois gols foram suficientes para que a Nike mudasse de idéia sobre um anúncio televisivo em homenagem a Ronaldo.


A companhia de acessórios esportivos, que havia decidido não veicular a peça por causa da baixa performance do brasileiro nos dois primeiros jogos da Copa, entrou em contato com redes de TV para tentar transmiti-la antes da próxima partida da seleção brasileira, contra Gana, na próxima terça (27/6).


Ídolo


Segundo fontes do britânico Guardian, a peça iria ao ar, originalmente, durante o segundo jogo do Brasil, contra a Austrália. A Nike, entretanto, teria voltado atrás na homenagem à carreira do craque do Real Madrid por causa de sua má-fase dentro (nada de gols) e fora de campo (críticas e mais críticas sobre excesso de peso). A performance no jogo contra o Japão, por 4 a 1, lavou a alma de Ronaldo – e o alçou novamente, e rapidamente, ao posto de ídolo.


A peça sobre o atacante é a última de sete anúncios desenvolvidos pela Nike para sua campanha da Copa do Mundo. Criada pela Wieden & Kennedy Amsterdam e batizada de ‘Joga Bonito’ – assim mesmo, em português –, a campanha foi lançada em março deste ano. O anúncio com Ronaldo mostra uma série de imagens da carreira do jogador, enquanto o narrador o chama de rei, milagre, garoto maravilha, pesadelo do goleiro, invencível número nove e, é claro, fenômeno. Informações de Mark Sweney [The Guardian, 23/6/06].