Terça-feira, 16 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1045
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Software rastreia cópias não autorizadas

07/11/2007 na edição 458

Um novo programa de computador promete trazer a solução para a reprodução não autorizada de artigos e fotos na rede, noticia Richard Pérez-Peña [The New York Times, 5/11/07]. Batizado de Attributor, o software coloca uma ‘digital’ eletrônica invisível em artigos, vídeos ou fotos, e então rastreia a internet para descobrir se aquela informação foi copiada sem permissão ou sem citar a fonte original. Se o uso não tiver sido autorizado, o Attributor pode agir de três maneiras, de acordo com a preferência do usuário: enviar uma mensagem para os operadores do sítio pedindo que seja colocado um link para a página original, pedir a divisão de lucros de anúncios na página ou solicitar a retirada do conteúdo.


Para revistas e jornais, grande parte da sobrevivência financeira depende do tráfego em seus sítios e lucros publicitários online. ‘O lucro publicitário gerado com o uso não autorizado de material pode até não ser muito, mas se cada um der um link para o original, isto trará uma quantidade considerável de internautas’, avalia um publisher em negociação com o Attributor, que não quis se identificar.


As agências de notícias Associated Press e Reuters, que publicam milhares de artigos diariamente, já usam o serviço. ‘Pela primeira vez, temos uma maneira consistente de saber o que realmente acontece com nossos produtos’, diz Srinandan R. Kasi, vice-presidente da AP. O sistema foi criado por Jim Brock, ex-vice-presidente do Yahoo!, e Jim Pitkow, que já presidiu diversas empresas de tecnologia.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem