Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 9 E 10/2

Tiago Dória Weblog

12/02/2008 na edição 472

FOTOGRAFIA
Tiago Dória

Getty Images libera fotos com copyright, 10/2

‘O famoso banco de imagens Getty Images vai liberar o uso de fotos protegidas por direitos autorais. Será necessário usar uma aplicação [somente com convites] para acessar as imagens e postá-las em blogs e sites.

Ainda sou mais usar o Flickr como um banco de imagens. As fotos são mais variadas e, no final, você ajuda a divulgar o trabalho de outras pessoas. Mas, de qualquer forma, fica a dica do Getty Images.’

 

EL PAÍS
Tiago Dória

Frase da semana, 9/2

‘´Se tivesse que fundar agora o El País, provavelmente não seria em papel. Faria alguma coisa na internet e uma versão em papel com o que considerasse mais atraente´.

Frase de Juan Luis Cebrián, primeiro diretor do jornal El País, no livro Os melhores jornais do mundo, lançado recentemente.’

 

MAPA DO CRIME
Tiago Dória

Mashup para pegar ladrão, 8/2

‘Em 2005, um jornalista e um designer lançaram, meio que de brincadeira, o Chicago Crime, um mashup [mistura do conteúdo de dois sites] que mostrava em um mapa online os crimes que ocorreram na cidade.

A ferramenta, que era alimentada por reportagens de jornais locais e dados da polícia de Chicago, foi considerada o ´1º mashup do jornalismo´.

Nesta quinta-feira, li no site da CNN que a iniciativa começa a gerar outros sites. Foi lançado o CrimeReports. É semelhante ao Chicago Crime, porém cobre todo os EUA e os usuários podem receber alertas sobre a ocorrência de crimes no email.

A idéia da ferramenta é reduzir os crimes e alertar as pessoas sobre os locais mais perigosos dos EUA. O usuário do site acaba sabendo, de antemão, onde ocorreu um ato criminoso, algo como ´uma mulher acabou de ser assaltada na rua tal´.

Os dados sobre os crimes são repassados por meio de parcerias com os departamentos de polícia dos EUA, o que vem gerando discussões sobre privacidade, já que o site informa a localização exata de onde ocorreu o delito.’

 

VÍDEO ONLINE
Tiago Dória

Ao vivo é mais legal, 8/2

‘Enquanto o pessoal fica especulando se a Yahoo! está morta ou não, a empresa lançou nesta sexta-feira, em fase de testes, um serviço de transmissão ao vivo de vídeos, o Live Yahoo!.

O serviço é bem parecido com UStream, Mogulus e Justin.TV [acredito que o 1º ainda seja melhor – interface e simplicidade] e diferente do Qik, que permite transmitir pelo celular. É só acertar algumas configurações, ligar uma webcam ou Mini-DV e mandar bala na transmissão ao vivo.

Serviços de streaming de vídeo existem há algum tempo, mas hoje, com a banda larga e até celular que faz streaming de vídeos, faz mais sentido utilizar esses sites.

É só questão de tempo para o YouTube lançar algo parecido e começar a apostar na ´streaming media` – em um primeiro momento, uma mídia alimentada pelo narcisismo – pessoas se exibindo na webcam – para depois se tornar ´algo mais sério´, com transmissão ao vivo de conferências.’

 

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Portal Imprensa

Comunique-se

Veja

Blog do ET

Terra Magazine

Jornalistas & Cia

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem