Terça-feira, 19 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

CADERNO DO LEITOR > COR DO PECADO

Trabalho de coragem

13/04/2004 na edição 272

Prezado Paulo Rafael, magnífica sua matéria. Sou, aqui em Porto Alegre, coordenador de uma ONG de cultura negra, o Centro Ecumênico de Cultura Negra (Cecune), e editamos uma revista voltada à divulgação deste segmento, com abordagem que destaca política, economia e cultura, de periodicidade trimestral. Seu trabalho é sobretudo de coragem, isto é, historicamente tem acentuado o racismo hipócrita neste país. Parabéns, assim é que nosso povo conquista aliados na sociedade.

Em pleno momento em que as organizações negras, em sua luta secular, alcança estágio de institucionalizar mecanismos de reparação, por meio de políticas públicas sociais – ações afirmativas para a população negra brasileira –, a Rede Globo traz tema desta categoria, com enfoque que no mínimo podemos classificar como politicamente incorreto. Gostaria de reproduzir seu texto em nossa revista Conexão Negra, na edição do segundo trimestre.

Juarez Ribeiro, coordenador-geral do Cecune, Porto Alegre



Vergonha nacional

O professor e jornalista Paulo J. Rafael deveria se aprofundar mais no assunto e escrever um livro sobre esta vergonha nacional que a Rede Globo patrocina contra o negro no Brasil. Tem todo o meu apoio!

Pedro Luiz Plácidos, estudante, Palmas, TO



Fiquei pasmo

Li o artigo do professor e jornalista Paulo J. Rafael e também a opinião de leitores sobre o assunto. Confesso que fiquei pasmo com tantos absurdos ditos por leitores desinformados, muitos deles, racistas camuflados ou negros que não se assumem. Onde já se viu um negro se identificar como ‘moreno’? Esta cor ou raça existe?

Pedro Paulo Alvarez, jornalista, Porto Alegre



Racismo camuflado

Adorei o texto do professor e jornalista Paulo J. Rafael mostrando o racismo camuflado deste país.

Márcia Alexandria Czviski, jornalista, Caxias do Sul



Pura realidade

Parabéns, Paulo! Seu texto retrata a pura realidade brasileira da raça negra e o quanto a Rede Globo tem participado para a manutenção do racismo no Brasil. Acho que o Observatório da Imprensa deveria aproveitá-lo mais entre seus articulistas.

Inácio Brito Pires, publicitário, Rio de Janeiro

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem