Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > IMPRENSA NA JUSTIÇA

Tribune paga 15 mi por inflar tiragem de jornais

20/12/2007 na edição 464

Em acordo na justiça, o grupo de mídia americano Tribune Company concordou em pagar US$ 15 milhões por ter inflado os índices de circulação dos jornais Newsday e Hoy, informou na terça-feira [18/12/07] a agência de notícias Reuters. As duas publicações, em língua inglesa e espanhola, respectivamente, admitiram que, entre 2001 e 2004, tiveram seus números de circulação ‘aumentados sistematicamente’ nos livros de registros e mentiram ao Audit Bureau of Circulations, órgão responsável por verificar a tiragem de jornais nos EUA.


O objetivo de mascarar os números era iludir os anunciantes, valorizando as vendas de anúncios publicitários. O acordo foi aceito pela procuradoria do estado de Nova York diante do compromisso do grupo em cooperar com a justiça e em diversas ações tomadas internamente para remediar a situação – entre elas a reserva de US$ 90 milhões para ressarcir os anunciantes prejudicados pelo esquema fraudulento.


Políticas internas


O Newsday admitiu que diretores do alto escalão do jornal mandavam distribuidores mentir para os auditores sobre as vendas e programas promocionais. A circulação também aumentou porque funcionários do jornal se passavam por consumidores e compravam grande quantidade de exemplares em Nova York e Long Island.


Em 2006, nove ex-funcionários dos dois jornais se declararam culpados de participar do esquema. Em declaração, Timothy Knight, CEO do Tribune, afirmou que o Newsday e o Hoy – que hoje pertence ao grupo ImpreMedia – assumiram total responsabilidade pela fraude, descoberta em 2004. ‘Nos últimos anos, nós fizemos mudanças significativas em nossos sistemas de controle, relações com o consumidor, políticas internas e em nossa equipe, para evitar que isso aconteça novamente’, ressaltou.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem