Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Turner paga multa por campanha mal sucedida

Em tempo de ameaças terroristas, a falta de tato custou caro à Turner Broadcasting Systems. Por causa de uma campanha publicitária do Cartoon Network, canal que exibe desenhos animados, a companhia terá que pagar US$ 2 milhões em multa. Nas últimas semanas, diversos pacotes com um personagem do desenho ‘Esquadrão Força Total’ foram espalhados por dez grandes cidades americanas, entre elas Nova York e Los Angeles. Na maioria delas, ninguém deu muita atenção, mas em Boston a brincadeira virou caso de polícia.


Pessoas assustadas com os mais de 30 pacotes colocados embaixo de pontes, estações de metrô e outros cantos da cidade alertaram policiais. Uma das pessoas que os espalhava foi presa. Os bombeiros também foram convocados e o pânico causado em Boston levou o esquadrão anti-bomba a fazer uma megaoperação para verificar os ‘artefatos’.


As empresas resolveram desembolsar o dinheiro em um acordo com as autoridades locais para cobrir qualquer potencial reclamação civil ou criminal por causa do desastroso episódio. Como parte do acordo, US$ 1 milhão será usado para reembolsar agências locais, como a polícia e os bombeiros, e US$ 1 milhão para financiar programas de segurança nacional.


Tumulto


A Turner Broadcasting, divisão da Time Warner, divulgou declaração assumindo a responsabilidade pela ‘tática de marketing não-convencional’ e pedindo desculpas pelo sofrimento causado aos habitantes de Boston. ‘Nós entendemos agora que no ambiente pós-11 de setembro é apropriado que cidadãos e funcionários da lei interpretem qualquer ameaça de maneira séria’, dizia o comunicado.


‘Os eventos da semana passada causaram um grande tumulto na área de Boston em diversos níveis – interferindo no funcionamento do transporte público, causando sérios problemas no trânsito, afetando de maneira negativa o comércio local e, talvez o mais significativo, custando milhares de dólares às comunidades de Boston e redondezas’, afirmou a promotora Martha Coakley.


Os pacotes, de cerca de 30 centímetros, tinham como objetivo promover o filme Aqua Teen: o Esquadrão Força Total. Informações de Glen Johnson [AP, 5/2/07].