Domingo, 27 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

FEITOS & DESFEITAS > PRISIONEIRO

TV sueca divulga vídeo de John McCain no Vietnã

18/09/2008 na edição 503

A emissora sueca SVT divulgou em seu sítio um vídeo inédito que mostra o que se acredita ser a libertação do candidato presidencial republicano John McCain em Hanói, em 1973. Com duração de 39 segundos, McCain é visto saindo de um ônibus com outros prisioneiros, mancando, e indo em direção a uma fila. Seu nome é chamado e ele então cumprimenta oficiais do Exército americano.


McCain foi capturado no Vietnã em 1967, após o jato que pilotava ser atingido por um míssil. Ele quebrou o joelho e dois braços quando foi ejetado do avião, e recusou-se a fornecer informações militares quando lhe ofereceram tratamento médico em troca.


Arquivos


O jornalista sueco Erik Eriksson, ex-repórter da SVT, informou ter encontrado o vídeo nos arquivos da emissora quando procurava imagens para um livro que escrevia sobre suas experiências como correspondente de guerra no Vietnã. Segundo ele, as imagens foram gravadas por um fotógrafo vietnamita contratado para registrar a libertação dos prisioneiros. ‘Não sei se há outros vídeos da libertação [de McCain], mas até onde eu saiba, não há outros parecidos’, diz Eriksson. O clipe foi incluído em um DVD lançado junto com o livro do jornalista. ‘Quando preparávamos o lançamento do livro e começamos a reunir matérias que fiz no Vietnã para o DVD, fiquei imaginando se teríamos algo de McCain’, conta.


Per Yng, chefe de notícias nacionais da SVT, confirmou que o vídeo pertence aos arquivos da emissora, embora não soubesse precisar a locação e a data da gravação. ‘É nosso material, podemos confirmar sua autenticidade’, declarou. Informações de Malin Rising [AP, 11/9/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem