Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > ‘GRANMA’ & MÉDICOS CUBANOS

Um recanto livre de polêmica

Por Mauro Malin em 28/08/2013 na edição 761

Existe um lugar em que toda a polêmica furiosa, malsã, sobre a vinda de médicos para trabalhar no Brasil é olimpicamente desconhecida: Cuba. Ou melhor, a imprensa cubana. Ou melhor, o Granma, que, como sabe o leitor, tão versado em assuntos de comunicação de regimes revolucionários, é o “órgão oficial do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba”.

O Granma não tocou no assunto até 23 de agosto, quando publicou um comunicado oficial do Ministério da Saúde Pública cubano sob o título “Prestarán servicios en Brasil médicos cubanos”.

Três dias depois, em material jornalístico proveniente de Brasília, o periódico aborda inicialmente em tom sóbrio a épica jornada, sob o título “Ministro brasileño de salud agradece presencia de médicos cubanos”.

Gesta triunfal

Mas o cidadão cubano desapontado com a frieza do relato logo é obsequiado com o colorido triunfal jamais sonegado pelos dirigentes à orgulhosa população: “Brasileños dan calurosa bienvenida a médicos cubanos”.

O perspicaz repórter captou a cena em sua dimensão mais exultante:

“Brasília – Brasileños ofrecieron un caluroso y fraternal recibimiento al primer grupo de 206 médicos cubanos que llegaron el sábado para prestar servicios en municípios de la región del norte y noreste del país.

‘Cubanos, amigos, Brasil está contigo’, gritaron jóvenes que se concentraron en la terminal aérea internacional de esta capital para saludar a los galenos, que salieron con sus batas blancas”.

Só isso? Não, insaciável leitor. Na terça-feira (27/8), o noticiário ganhava tom poético: “Médicos cubanos ofrecen servicios por solidaridad y amor a la vida”. Fofos. Mas não foram os médicos que o disseram, foi a vice-ministra da Saúde da ilha, Marcia Cobas.

Não se leu no jornal nem uma palavra sobre o furdunço criado no Brasil devido à vinda dos médicos. Fala sério. Para que aborrecer o povo cubano com essas minudências?

 

Leia também

Mídia não explica, demoniza – Alberto Dines

O que move as entidades médicas – Luciano Martins Costa

Caluda! Os cubanos vêm aí – L.M.C.

A constrangedora vergonha alheia – L.M.C.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem