Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

FEITOS & DESFEITAS > JORNALISMO & CINEMA

Uma relação centenária – Parte 1

Por Victor Barone em 13/01/2009 na edição 520

A relação entre o Jornalismo e o cinema muito me interessa. Principalmente o modo pelo qual às sutilezas da profissão são abordadas. Poucos são os filmes que retratam de forma fidedigna o dia a dia e as encruzilhadas éticas e morais que se interpõe aos jornalistas. Por isso mesmo é interessante observarmos estas abordagens, analisá-las e delas retirarmos elementos que possam nos ajudar a melhor entender esta profissão e suas relações com a sociedade.


Para isso reuni uma relação de filmes nos quais o Jornalismo e os jornalistas são o foco principal ou citados de alguma forma. Há nesta lista abordagens sérias e cômicas, reais e ficcionais, antigas e contemporâneas. Todas elas, no entanto, trazem algum subsídio para a análise que propus acima.


Importante dizer que o ponto de partida para esta listagem surgiu da leitura de um post no blog Webmanario, do jornalista Alec Duarte, e de suas citações a listas do mesmo gênero nos blogues Jornalismo no cinema, de Daniela Vieira, e Novo em Folha, de Ana Estela de Sousa Pinto.


Também foi de extrema importância a leitura (e compilação de comentários) da edição número 316 do Jornal da ABI (janeiro de 2007), em especial o artigo de Dejean Magno Pellegrin intitulado ‘O Jornalismo no cinema’, e a consulta ao trabalho de Joaquim Vieira, no site português Observatório da Imprensa, que mantém interessante espaço dedicado ao tema.


Diz ele no primeiro parágrafo do imperdível artigo ‘Mr. Gutenberg goes to Hollywood‘:




‘Aventureiro, defensor dos fracos, íntimo dos poderosos, solitário, trabalhador sem horário, nómada por dever de ofício, detentor de segredos, céptico quanto à redenção da humanidade, companheiro da noite, o jornalista (ou antes, a imagem que a sociedade faz do jornalista) é das raras ocupações contemporâneas que, no seu estado puro, dispõem de uma aura suficientemente romântica para inspirar qualquer argumentista de cinema.’


Este trabalho é aberto a colaboradores. Portanto, quem encontrar erros, quiser enviar um breve comentário sobre os filmes ou indicar novos títulos, por favor sinta-se à vontade.


A seguir, uma lista de filmes onde o jornalismo ou os jornalistas são de alguma forma retratados.


 


Primórdios


Horsewhipping an Editor (1900) – Talvez a primeira vez que o jornalismo é abordado no cinema: um rude caubói entra numa redação de um jornal para punir o editor do órgão.


Filmes mudos (1909-1929)


The power of the press (1909)


The girl reporter (1910)


The new reporter (1910)


The reporter (1911)


The derelict reporter (1911)


The reform candidate (1911) – Da Companhia Cinematográfica Edison. A repórter interpretada por Miriam Nesbitt derrota uma tentativa de um financista ferroviário para subornar um prefeito.


The star reporter (1912)


The old reporter (1912)


The cub reporter (1912)


The tramp reporter (1913)


The reporter´s scoop (1913)


Juve contre fantômas (1913)


The girl reporter (1913)


Fantômas – à l´ombre de la guillotine (1913)


Bunny as a reporter (1913)


A Campaign Manageress (1913) – De Carl Gregory, com Muriel Ostrich. Uma jovem toma posse do jornal de seu pai doente e ataca o xerife, que está empenhado em se reeleger apoiado por políticos corruptos da cidadezinha.


The big boss (1913) – De Frederck Sullivan, no qual um repórter (Irving Cummings) usa um gravador para incriminar um político corrupto.


The war extra (1914) – Um foca pede ao seu chefe que o mande para o México para cobrir uma revolução naquele país, onde é preso ao chegar por ser suspeito de espionagem.


The truth wagon (1914) – De Max Figman, no qual um alegre e apaixonado playboy (o mesmo Max Figman) anuncia que pretende comprar um jornal quebrado e empreender uma batalha contra políticos locais corruptos.


Trapped in the great metropolis (1914) – Uma jornalista se passa por uma compradora de escravos.


A romance of the mexican revolution (1914)


A prince of India (1914) – Uma das primeiras vezes em que vemos num filme a figura do foca, realizado por Leopold Wharton. Um jovem e honesto foca se mete em complicações com o desaparecimento de um famoso diamante.


The power of the press (1914) – Com Lionel Barrymore (1878-1954), filme com um título mais forte do que sua história, descreve como um jornal pode influenciar a opinião pública.


The new reporter (1914)


The million dollar mystery (1914) – Filme realizado em 1914 por Howard Hansell, cujo plot focaliza uma sociedade secreta de russos milionários, espiões estrangeiros e uma heroína que, quando criança, tinha sido abandonada na porta de uma escola. Note-se que o papel do jovem jornalista que investiga o caso coube a James Cruze (1884-1942), que a partir de 1918 se tornou um mportante diretor, realizando em 1923 o western Coverd Wagon/ Os Bandeirantes, um dos primeiros filmes de caubói da história do cinema


The million (1914)


Making a living (1914)


Fantômas contre fantômas (1914)


A gentleman from mississipi (1914)


Fire and sword (1914)


The conspiracy (1914) – Realizado por Allan Dwan (1885-1981) em 1914 para a Paramount, baseado numa peça teatral de 1912, explorava o tema da escravidão branca.


The adventures of a girl reporter (1914)


The Reporter on the Case (1914)


A soldier´s oath (1915)


Should a wife forgive? (1915)


The mistery of room 13 (1915)


The lost house (1915) – Produção da Mutual, realizada por William Christy Cabanne (1888-1950). O repórter interpretado por Wallace Reid, salva a mocinha (Lillian Gish, 1893-1993) internada em um asilo pelo seu tio inescrupuloso.


Fire and swrod (1915) – Um dos primeiros filmes apresentando um repórter americano num país estrangeiro. Realizado por Thomas Hayes Hunter (1896-1944).


Hypocrites (1915)


How molly malone made good (1915)


The house of tears (1915)


Girl and the reporter (1915)


The gentleman from Indiana (1915) – Dirigido por Frank Lloyd (1887-1960). Uma estrela de futebol universitário (Dustin Farnun), perto de se graduar, compra um jornal moribundo que ele pensa usar para denunciar a corrupção política.


The galloper (1915)


The failure (1915)


The cub (1915)


The country boy (1915) – Realizado por Frederick Tompson para a Paramount, baseada numa peça teatral de 1910 escrita por Edward Selwin, na qual um jornalista persuade um desanimado jovem a fundar um jornal em sua cidade natal.


Buckshot John (1915) – Dirigido por Hobart Bosworth. Um jovem repórter ajuda a desmascarar um espiritualista mistificador.


Les vampires (1915)


The white terror (1915) – De Suart Paton. Um jovem rico compra um jornal para denunciar as deploráveis condições de trabalho nas oficinas e nas fábricas.


The woman´s law (1916)


What love can do (1916) – Direção de Jey Hunt, Universal. Uma jovem repórter salva a vida de um rico jornalista.


The waifs (1916)


The torch bearer (1916)


Shell 43 (1916)


Saving the family name (1916)


The rummy (1916)


The pursuit vengeance (1916)


Otto the reporter (1916)


The man from Manhattan (1916)


The mainspring (1916)


The lottery man (1916)


The little liar (1916)


The kid (1916)


Karkek och journalistik/ Amor e Jornalismo (1916)


The invisible enemy (1916)


Her father´s gold (1916)


Her double life (1916)


Half a rogue (1916)


Grant, police reporter (1916)


The fourth estate (1916)


The daring of Diana (1916) – Realizado por Rakin Drew, com a estrela Anita Stewart como a repórter que ajuda seu editor-chefe a preservar a integridade do jornal.


The clarion (1916) – Um jovem e idealista jornalista compra um jornal para melhorar as condições sociais locais e logo descobre que as pessoas que estão mais perto dele são alguns dos piores inimigos.


Acquited (1916)


When false tongues speak (1917)


Truthful tulliver (1917) – William S. Hart, ator e realizador americano (1870-1946), dirigia e atuava neste filme produzido pela companhia cinematográfica Triangle. Ele nterpreta um jornalista de uma cidadezinha do oeste americano que quer limpar uma cidade do Oeste perseguindo o jornalista local.


A square deal (1917)


Sold at action (1917)


Society´s driftwood (1917)


The sixteenth wife (1917)


The silent sellers (1917)


Seven keys to baldpate (1917)


The princess of park row (1917)


The phantom shotgun (1917)


Paddy O´hara (1917)


Out of the wreck (1917)


Over the hill (1917) – Produção da Pathé realizada por William Parke. Uma repórter, papel defendido pela atriz Glodys Hulette, ajuda a salvar seu jornal lutando para não perder os anunciantes por causa de sua política sensacionalista.


The night workers (1917)


Mr. Opp (1917)


The money mill (1917)


Mary Jane´s PA (1917)


The man trap (1917)


The magnificient meddler (1917)


Lost and won (1917)


A jewell in pawn (1917)


The hater of men (1917)


Hashimura togo (1917)


The golden idiot (1917)


The fringe of society (1917)


Framing framers (1917)


The food gamblers (1917)


The flower of doom (1917)


The easiest way (1917)


The double room mystery (1917)


The co-respondent (1917) – De Ralph W. Ince. Uma repórter iniciante é designada pelo seu namorado e editor-chefe para investigar um caso de divórcio, com resultados inesperados.


A case at law (1917)


Bondage (1917) – De Ida May Park. Uma jovem repórter (Dorothy Phillips), recém-chegada a Nova York, vinda de uma pequena cidade, tornase vítima da noite boêmia de Grenwich Village.


The yellow ticket (1918)


The way out (1918)


Unexpected places (1918)


Under suspition (1918)


Say! Young fellow (1918)


The ranger (1918)


Powers that prey (1918)


One more american (1918)


On the jump (1918)


No children wanted (1918)


Leap to fame (1918)


His own home town (1918)


The gypsy trail (1918)


The grand passion (1918)


The floor below (1918) – De Clarence G. Badger, para a Companhia Goldwyn. Mabel Normand (1894-1930) interpreta uma repórter que é despedida do jornal por causa de suas travessuras.


The empty cab (1918)


Caught in the act (1918)


The caillaux case (1918)


Baree, son of kazan (1918)


The woman under cover (1919)


The woman of lies (1919)


The weaker vessel (1919)


Todd of the times (1919)


Puppy love (1919)


Out of the shadow (1919)


The mystery of the yellow room (1919)


The moral deadline (1919)


The lottery man (1919)


The lost princess (1919)


The little white savage (1919)


I´ll get him yet (1919)


His parisian wife (1919)


The haunted bedroom (1919)


The grim game (1919)


The final close-up (1919)


The echo of youth (1919)


The day she paid (1919)


The black circle (1919) – De Frank Reicher (1875-1965). Mostra criminosos de toda espécie, incluindo trapaceiros, falsários, contrabandistas e um promotor desonesto. Vemos nesse filme um jovem e idealista casal de jornalistas lutando contra esses bandidos.


The wrong woman (1920)


The woman in the suitcase (1920)


Whispers (1920) – Realizado por William P. S. Earle e produzido por Selznick. Uma chantagem feita por um jornalista quase destrói a reputação de uma jovem mulher.


The silent barrier (1920)


Picadilly Jim (1920)


Partners of the night (1920)


Nthing but lies (1920)


The money changers (1920)


The misleading lady (1920)


The little wanderer (1920) – O filho idealista de um dono de jornal acusa o seu pai de fazer sensacionalismo com as notícias e de explorar os pobres. Finalmente, ele consegue tomar o jornal e aplicar sua própria política editorial.


The jailbird (1920) – Dirigido por Lloyd Ingraham (1885-1956). Um presidiário fugitivo herda um jornal de uma pequena cidade e um lote de uma propriedade. Incidentes fazem com que ele tome a decisão de se regenerar e voltar à prisão para cumprir o restante de sua sentença.


Heart of twenty (1920) – Um repórter, o ator Tom Gallery, trabalhando incognitamente, consegue evidências para denunciar o chefão de uma quadrilha de roubo de carros.


The green flame (1920)


Go and get it (1920)


Flying pat (1920)


The fear market (1920) – Dirigido por Kenneth Weeb. O proprietário de um jornal sensacionalista chantageia suas vítimas.


Deadline at eleven/ O Crime da 5ª Avenida (1920) – De George Fawcett, para a Vitagraph. Uma repórter (Corine Griffith, 1899-1983) ajuda um amigo jornalista alcoólico a abandonar o vício.


Chains of evidence (1920)


Always audacious (1920)


The Little Wandrer (1920) – Ataque à imprensa sensacionalista e a exploração dos pobres.


Wing toy (1921)


What no man knows (1921)


What love will do (1921)


The star reporter (1921)


The secret of the hills (1921)


A prince there was (1921)


The passionate pilgrim (1921)


The nut/ O excentrico (1921)


The magic cup (1921) – A figura do foca volta a ser apresentada. Filme dirigido por John Stuart Robertson (1878-1964), no qual uma camareira de um hotel é vítima de dois desonestos donos de uma casa de penhores e é salva pelo jovem repórter.


Lavender and old lace (1921)


It can be done (1921)


Her winning way (1921)


The foolish matrons (1921) – Uma jovem repórter (Wiildred Manning) gasta mais tempo se dedicando à sua carreira do que ao marido, que em razão de sua negligência cai nas garras do álcool.


The family closet (1921)


Every woman´s problem (1921)


Don´t neglect your wife (1921)


A certain rich man (1921)


The tomboy (1921) – Dirigido por Carl Harbaugh. Uma jovem repórter (Eileen Percy) combate o alcoolismo por meio de seu jornal.


The unfolfment (1922)


Sunshine harbor (1922)


Smudge (1922)


Minnie (1922)


The living truth (1922) – De Marion Fairfax, um velho jornalista proprietário de um periódico de uma cidadezinha descobre que seu enteado, que deverá herdar seu jornal, é um dependente de drogas.


Love´s masquerade (1922)


Living lies (1922) – Realizado pelo francês radicado nos EUA Emile Chautard (1881- 1934). Um repórter incorruptível denuncia a conspiração de financistas inescrupulosos que tentam suborná-lo.


The heart specialist (1922)


A front page story (1922)


EXTRA! EXTRA! (1922) – Produção da Fox, em que um jovem foca, interpretado pelo ator Johnnie Walker, mostra sua ingenuidade se passando por vítima para conseguir sua reportagem.


The cub reporter (1922) – Realizado pelo diretor americano John Jack Francis Dillon (1887-1934) e produzido pela Companhia Cinematográfica Goldstone. O ator Richard Tamadge no papel-título de um jovem e destemido foca resgata a heroína das garras de alguns vilões chineses.


Man under cover (1922) – De Tod Browning (1882-1962), um antigo ladrão volta para suacidade natal com a intenção de se regenerar. Após comprar um jornal local ele salva a comunidade de ser explorada por alguns bandidões da cidade.


The wild party/ Louca Orgia (1923)


What love will do (1923)


The town scandal (1923)


The printer´s devil (1923)


Playing it wild/ As Lutas de Ambição (1923)


Legally dead (1923)


Jazzmania (1923)


Her reputation (1923)


The kid reporter (1923)


The flash (1923)


The day of faith (1923)


The pell street mystery (1924)


The nervous reporter (1924)


Hutch of the usa (1924)


The humming bird (1924)


Hold your breath/ Uma Repórter Endiabrada (1924)


The guilty one (1924)


The flaming crisis (1924)


The fatal mistake (1924)


Dynamite Smith (1924)


The clean heart (1924)


The city that never sleeps (1924)


The beauty prize/ Prêmio de Beleza (1924)


The average woman (1924)


Youth and adventure (1925)


Salome of the tenements (1925)


The part time wife (1925)


My lady´s lips (1925)


A man must live (1925)


The lost world/ O mundo perdido (1925)


The last edition (1925)


The hidden menace (1925)


Headlines/ Uma rapariga moderna (1925)


The goat getter (1925)


The fighting cube (1925)


Fifth avenue models/ O Manequim (1925)


The devil´s cargo (1925)


Counsel for the defense (1925)


Contraband (1925) – Dirigido por Alan Crosland (1894-1936). Uma jornalista, interpretada pela atriz Lois Wilson, herda um jornal de uma cidadezinha e descobre que uma quadrilha de bootleggers – fabricantes de whisky falsificado – está operando um florescente negócio.


Classified (1925)


Stick to your story/ Furão, às dos repórteres (1926)


The social highwayman (1926)


Shameful behavior? (1926)


The reporter (1926)


Rainbow riley (1926)


Racing blood (1926)


Out of the storm (1926)


Oh! What a nurse/ Querida enfermeira (1926)


Monte Carlo/ Monte Carlo (1926)


Mannequin (1926)


Lightning reporter (1926)


The jazz girl (1926)


Is that nice? (1926)


The hollywood reporter (1926)


High steppers (1926)


The fighting marine (1926)


Everybody´s acting/ Intriga de bastidores (1926)


Dangerous trafic (1926)


Atta boy/ O rapto da criança (1926)


The wizard (1927)


Pirates in the sky (1927)


Nor for publication/ O templo dos gigantes (1927)


Man, woman and sin/ Primeiro amor (1927)


Her wild oat/ A senhora marquesa (1927)


The girl from gay paree/ Uma artista de gênio (1927)


The final extra/ O misterioso (1927)


Dutty´s reward (1927)


A bowery cinderella (1927)


Grinning Guns (1927) – Caubói vagabundo usa o poder da imprensa (e de seu revólver) para restaurar a lei e a ordem numa pequena cidade da fronteira.


A woman against the world/ Quem matou? (1928)


What a night/ Uma Reportagem de Sensação (1928)


Telling the world/ O rei dos repórteres (1928)


Show girl/ O rapto da estrela (1928)


Riders of the dark/ Os Cavaleiros da Noite (1928)


The racket/ A lei dos fortes (1928)


The power of the press (1928) – O primeiro filme de Frank Capra que tem por tema o Jornalismo é uma visão clássica da personagem como herói de aventuras. Fairbanks Jr. é um jovem repórter que se lança em busca de criminosos, no meio de aventuras rocambolescas.


Out with the tide (1928)


News parade (1928)


Lightning speed (1928)


Let´er go, gallegher (1928)


Jazzland (1928) – Realização de Dallas Fitzgerald. Um jornalista que tenta frustrar a instalação em sua comunidade de um nightclub fajuto é assassinado.


Hot news/ Caçador de imagens (1928)


The head man (1928)


Freedom of the press (1928) – Realizada por George Melford, produção da Universal. O filho de um jornalista combativo pega a direção de um jornal da família depois de seu pai ser brutalmente assassinado e, seguindo os passos de seu pai, luta para mostrar nas páginas do jornal a corrupção política.


Feel my pulse/ Um coração doente (1928)


Deliverance (1928)


Circus rookies/ O circo ambulante (1928)


Celebrity (1928)


The cameraman/ O homem da manivela (1928)


Broken barriers (1928)


The big noise (1928)


Eyes of the underworld (1929)


Die buschse der pandora/ A Boceta de Pandora (1929)


The clean up (1929)


Big News (1929) – De Gregory La Cava (1982-1952), com Carole Lonbard (1908-1942), foi o primeiro filme sonoro a mostrar uma mulher repórter. Um repórter (Robert Armstrong) investiga um tráfico de drogas e é falsamente acusado de ter assassinado o dono de um jornal.


 


Leia também


Uma relação centenária – Parte 2


Uma relação centenária – Parte 3


Uma relação centenária – Parte 4

******

Jornalista, editor do blog Escrevinhamentos

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem