Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1004
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FEITOS & DESFEITAS > MÍDIA & MERCADO

‘Valor Econômico’ completa 15 anos

Por ‘FSP’ em 05/05/2015 na edição 849
Reproduzido da Folha de S.Paulo, 2/5/2015

Maior jornal de economia e negócios do país, o “Valor Econômico” completa, neste sábado (2), 15 anos de circulação. Uma parceria entre o Grupo Folha e o Grupo Globo, o “Valor” passa a investir em produtos cada vez mais específicos e segmentados de seu conteúdo, produzido por mais de 200 jornalistas.

Segundo a diretora de Redação do “Valor”, Vera Brandimarte, essa é a tendência de qualquer empresa, “interpretar o que o cliente quer, como ele muda seus hábitos e adaptar produtos específicos para ele”.

Com 60.118 assinantes nas edições impressa e digital, o “Valor” lançou em 2014 o Valor PRO, que oferece em tempo real notícias e informações exclusivas.

Todo o conteúdo feito pela equipe do jornal é inicialmente disponibilizado aos assinantes do Valor PRO e, depois, adaptado e publicado nas edições impressa e digital. O jornal também possui o Valor Empresas, um banco de dados com informações de mais de 5.000 companhias de todo o Brasil.

Lançado em maio de 2000 em meio ao boom de novos sites de notícias, o “Valor” se impôs como jornal de economia em sua versão impressa. A base de sua direção editorial era oriunda da “Gazeta Mercantil”, jornal fundado em 1920, que deixou de circular em maio de 2009.

Seu primeiro diretor de Redação –e um dos principais responsáveis pela definição da linha editorial do veículo– foi o jornalista Celso Pinto, ex-colunista da Folha, que se licenciou do “Valor” em 2003.

Parceria

Ao longo desses 15 anos, o jornal se firmou em outras plataformas e se tornou referência no seu segmento. Encerrou 2014 com faturamento bruto de R$ 220 milhões.

“O ‘Valor’ não passou ao largo de todas as situações difíceis e de mudanças no modelo de negócio das empresas do setor, principalmente nos anos entre 2002 e 2004”, diz Vera Brandimarte.

“Mas sempre tivemos o lastro financeiro dos controladores e um time de jornalistas que fizeram a diferença nesses anos.”

Grupo Folha e Grupo Globo detêm 50% cada um de participação, os conselhos administrativo e editorial do jornal são divididos em partes iguais, e as decisões são sempre tomadas por unanimidade. “A relação é harmônica, e o comando da Redação, muito autônomo”, afirma Antonio Manuel Teixeira Mendes, diretor-superintendente do Grupo Folha.

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