Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Vietnamita troca opiniões na rede por liberdade

15/09/2009 na edição 555

A vietnamita Nguyen Ngoc Nhu Quynh, presa após escrever um blog crítico ao governo, afirmou que sua libertação, no fim de semana, deu-se sob a condição de que não mais escrevesse na rede. Nguyen e outros dois internautas haviam sido presos no fim de agosto por criticar as políticas do Vietnã sobre a China. Eles diziam que o governo deveria ter tomado uma posição mais forte em uma disputa territorial de dois arquipélagos com o governo chinês, e também discordavam dos planos das autoridades para uma grande mina de bauxita em um local estratégico em parceria com uma companhia chinesa. Os blogueiros também planejavam produzir camisetas com mensagens anti-China.

‘É hora de pôr um fim a este blog’, declarou Nguyen em seu site na segunda-feira [14/9], após 10 dias detida. ‘Eu comecei a blogar como uma aventura no mundo da informação, mas todo jogo chega ao fim’. Ela disse ainda ter consciência de que sua decisão irá desapontar seus amigos, mas ressaltou que ela foi necessária para que ganhasse a liberdade. ‘Eu fiz uma promessa e manterei minha promessa’. A ex-blogueira também afirmou que ‘estava errada’ e é ‘responsável’ pelo que fez, completando que chegou à amarga conclusão de que sua habilidade de expressar seu patriotismo era restringida por realidades políticas.

O blogueiro Bui Thanh Hieu e o jornalista online Pham Doan Trang haviam sido libertados uma semana antes. Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nguyen Phuong Nga, os três foram presos por acusação de violação de segurança nacional. No início do ano, o governo do Vietnã endureceu as regras para o uso da blogosfera, exigindo que os blogueiros restrinjam seus textos a temas pessoais. Informações da Associated Press [14/9/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem