Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

‘Você mente?’

Por Afonso Jr. Lima em 06/10/2009 na edição 558

Recentemente, a CNN criticou a Fox por, elevando o tom, como sempre, ter mentido sobre uma suposta falta de cobertura de sua parte a um protesto contra Obama. Ou seja, você planta uma bomba, mesmo que totalmente descabida, e a verdade demora tanto a aparecer que cria um efeito confuso na opinião pública.

O âncora da CNN disse: ‘A verdade é que nós, sim, cobrimos as notícias e nós cobrimos extensivamente esse evento. Nós não promovemos o evento. É isso o que as verdadeiras organizações de notícias deveriam fazer.’ ‘Você mente!’ – ele completou, usando o slogan republicano.

Confesso que sempre acho constrangedores esses slogans como PIG (Partido da Imprensa Golpista) porque penso que, se chamamos de golpista um pensamento conservador, subimos o tom e ficamos sem referência no caso de algo mais grave.

Bem, mudei de opinião. Agora, é grave!

A capa da Veja me deixou boquiaberto. Porque fiquei com a impressão de que, se houvesse um golpe de Estado no Brasil…

Até Sarney denuncia ‘abuso’

Vamos retomar os acontecimentos: um presidente eleito foi deposto, com a justificativa de que iria fazer uma consulta não autorizada pelo Congresso. A OEA, imediatamente, condenou o ocorrido. ‘O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu a Honduras que `respeite as normas democráticas e o Estado de direito´. A prisão de Zelaya também foi condenada pela União Européia’ (ver aqui).

‘Certamente nós achamos que Zelaya é o líder constitucional e democrático de Honduras’, reiterou Ian Kelly, porta-voz do departamento de Estado dos EUA’ (ver aqui).

Ou seja, o fato é totalmente anacrônico e violento. Neste contexto, a comunidade internacional deveria tomar medidas enérgicas porque, afinal (mesmo depois de Bush), existe o direito internacional. Os países da América deveriam tomar medidas imediatas, ou parecerá que os órgãos internacionais estão falidos e só servem a usos instrumentalizados, para aprovar um projeto nacional, como a Alca.

Depois disso, ladeira abaixo: a embaixada ficou sem luz, foi invadida por gases tóxicos, as pessoas sangraram… Não é nada disso que se vê na imprensa.

A Veja puxou o cordão com ‘Imperialismo megalomaníaco’. É uma pérola da criatividade! Acabo de ouvir o Boris Casoy dando a chamada: ‘Representante americano na OEA diz que a volta de Zelaya foi irresponsável!’ Continua afirmando que a volta do presidente ‘não ajuda a democracia’. Uma série de entrevistados do programa Canal Livre aparece dizendo que ‘não houve golpe, apenas aplicação da regra constitucional que veda a reeleição’, ‘Zelaya estava caindo no esquecimento e decidiu usar a embaixada como escritório’ etc. Até Sarney (agora é autoridade?) surge para denunciar o ‘abuso’, ainda que diga que ‘dar asilo era fundamental’.

Apoio tácito ao golpe

O jornalista ainda conclui com seu famoso comentário: ‘Nem o presidente deposto pediu nem o Brasil deu asilo, um instrumento sério.’ Teríamos de ‘condenar a irresponsabilidade da volta’, que transforma a embaixada no QG de Zelaya. A operação é uma ‘aventura picaresca’. No SBT, o comentário é: ‘O presidente Lula deveria demitir o ministro das Relações Exteriores.’ O fato é chamado de ‘lambança’.

Bem, isso é, no mínimo, não comentar, não contextualizar, por exemplo, o AI5 hondurenho, a gravidade da recusa à mediação, impedindo a entrada de membros da OEA. Esquecer que ‘a OEA (havia dado) ao governo interino do país prazo até sábado (3/10) para que Zelaya voltasse ao cargo’ e que, por exemplo, ‘os manifestantes, entre oito e dez mil, ocuparam uma faixa de cerca de 100 metros em frente ao aeroporto (…)'(ver aqui).

Isto soa como um tácito apoio ao golpe!

Como diz Luiz Carlos Azenha: ‘O governo golpista só tem apoio na mídia brasileira, na Fox News e no Washington Times, ambos a serviço da extrema-direita dos Estados Unidos’ (ver aquihttp://www.viomundo.com.br/opiniao/governo-golpista-de-honduras-tem-apoio-na-midia-brasileira/).

Pouco amor à democracia

Até a CNN afirma: ‘Roberto Micheletti is in effect running the country, but he wasn´t elected. He assumed power by force!’ (ver aqui).

Lembro de ter lido: ‘Há vários quadros da Fundação Victor Civita, que é uma subsidiária da Editora Abril, que trabalharam na administração estadual e vice-versa. Várias estatais estaduais de São Paulo têm investido bastante em publicidade nas revistas da Editora Abril (…).’

O problema é que a Veja, a revista ‘informativa’ da Abril, tem feito várias reportagens sobre Serra. Não uma defesa ideológica do sujeito, mas basicamente uma série de artigos defendendo a viabilidade da candidatura do sujeito (ver aqui).

Engraçado, não ouvi na TV esta notícia: ‘O presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve o prêmio Chatham House 2009, concedido pelo Instituto de Assuntos Internacionais de Londres, por sua contribuição à melhora das relações exteriores. (…) Na esfera subcontinental, Lula foi reconhecido por ser uma `figura-chave na estabilidade e integração na América Latina e por desempenhar um papel destacado na resolução de crises regionais´, e no âmbito local, por `sua contribuição para a redução da pobreza no Brasil´’ (ver aqui).

É uma pena que nossa imprensa tenha tão pouco amor à democracia de fato. Depois dessa, eu só espero que o Brasil não tenha um golpe!

******

Escritor, mestre em Filosofia, São Paulo, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem