Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

FEITOS & DESFEITAS >

Você sabe o que é isso?

Por Emanuelle Najjar em 16/06/2009 na edição 542

De acordo com o calendário, 7 de junho é o dia da Liberdade de Imprensa no Brasil.

Um dia daqueles em que muitos jornalistas se manifestarão em românticos posts de blogs e artigos espalhados em fóruns e outros sites, falando sobre a grandeza da data, esboçando mil e um panoramas da situação dos jornalistas no mundo…

Cansativo. Lugar-comum. Coisa chata, assim como matérias de TV sobre o aumento de vendas no comércio e presentes desejados no natal, páscoa ou dia das mães.

É comum apenas encararmos a situação como desastrosa, ou de calamidade, ao focar somente nas estatísticas de profissionais mortos e da quantidade de países em que a profissão representa mais risco. Mais comum ainda relembrarmos a época dos porões da ditadura brasileira. Mas, quem se preocupa em explicar o que é liberdade de imprensa e por que ela é importante?

Liberdade e imprensa são conceitos abstratos para a população. Muitos encaram liberdade como o ato de ‘dizer e fazer sem consequências ou punições’ e imprensa como fofoca de artistas, escândalos políticos e apresentadores de jornal no tele-prompter.

Educação e consciência

Muitos não têm noção da importância que tem a imprensa em uma sociedade democrática… na realidade, em uma sociedade qualquer. Não sabem o valor que tem uma informação e muito menos que há jornalistas que morrem no exercício de seu trabalho.

Para alguns, imprensa é coisa de gente que não tem o que fazer, ou de ‘gente endinheirada’. Há quem encare os jornais e as notícias como coisas chatas. Outros só enxergam as palavras ‘imprensa’ e ‘liberdade’ juntas quando se trata de celebridades reclamando de paparazzi.

Muito se faria em nome dessa liberdade, se a sociedade soubesse o seu real significado. Que é essa liberdade que proporciona sua visão de mundo e sua rotina.

É uma questão de honestidade e até de educação. Faz parte do nosso papel de jornalista. É uma questão de consciência.

******

Jornalista, São José do Barreiro, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem